Rede Imprensa

Sob a liderança do Prefeito Diógenes Tolentino, Simões Filho amplia Índice de Oportunidade de Educação Brasileira (IOEB)

O Prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira na manhã desta segunda-feira, 04/11, em mais uma oportunidade especial ao lado da secretária de Educação, Heliene Mota e dos profissionais da Educação, visitou à Secretaria Municipal de Educação (SEMED), vivenciando mais um momento harmonioso com a categoria que tem o que comemorar: o crescimento no Índice de Oportunidade de Educação Brasileira (IOEB), na administração do alcaide que lidera a cidade de Simões Filho desde 2017 .

Na oportunidade, o encontro marcou com muita satisfação, o diálogo e uma homenagem aos servidores da Educação. “Foi uma oportunidade de reconhecer e agradecer o trabalho dedicado de parte dos profissionais que atuam diariamente para fazer a diferença na Educação do nosso município”, pontuou Prefeito Dinha. O mandatário municipal agradeceu a cada servidor presente no encontro, pela dedicação e compromisso com a construção de um futuro melhor para a cidade de Simões Filho.

Na ocasião, o Prefeito Dinha obteve a boa notícia sobre mais um avanço na área da Educação, com a ampliação do Índice de Oportunidade de Educação Brasileira (IOEB). Em 2017, quando assumiu a Prefeitura o IOEB marcava 3,6 pontos e em 2023 subiu para 4,1 pontos.

O índice mede em uma escala de 0 a 10 a qualidade e abrangência das oportunidades educacionais, e evidencia uma trajetória de progresso em relação às pontuações históricas do município. O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Além disso, o IOEB retrata as condições de oferta educacional da Educação Infantil ao Ensino Médio, em cada território, independentemente da escola ser municipal ou estadual, privada ou pública, e também inclui quem está fora da escola.

A edição 2023 do IOEB foi calculada a partir de indicadores educacionais recentes, entre eles Censo Escolar 2021, Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021 e IBGE 2021, analisando como as oportunidades educacionais se diferenciam em cada território.

O município de Simões Filho, que completa 63 anos na próxima quinta-feira (07), em 2015 registrou uma pontuação de 3,1 pontos no IOEB. Em  2017, atingiu 3,6, mantendo-se nesse patamar em 2019. Em 2021, alcançou 3,7 e o resultado mais recente, 4,1 pontos em 2023.  O resultado coloca a cidade de Simões Filho em posição próxima a Salvador, que conquistou uma pontuação de 4,7, e à frente de cidades como Candeias, com 3,9 e Feira de Santana, com 4,0.

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também