Redação REDE IMPRENSA
Com o objetivo de tratar das obras que vêm sendo executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), que se arrastam há anos, de forma tão desacelerada, na Poligonal de Pitanguinha, bacia do Rio Algodão, que integram as comunidades da Pitanguinha Velha, Nova Pitanga, Fazenda Nova, São Conrado, Largo do Saruim, Quadra 8 do CIA I e Vida Nova, a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Planejamento e Habitação (Seplan), segue acompanhando as intervenções de melhorias habitacionais e se reunido periodicamente com equipes da Conder.
De acordo com o superintendente de Habitação David Farias, até o momento, “as melhorias habitacionais seguem executadas nas comunidades da Poligonal de Pitanguinha, exceto, Vida Nova que não foi definido nenhuma casa ainda, porque são casas que já tem uma melhor infraestrutura”.
Ainda de acordo com Farias, “não procede a informação colocada pela oposição de que a Prefeitura Municipal nada tem a ver com as obras executadas pela Conder”. Isso porque, a Prefeitura acompanha e auxilia tanto nas obras de melhorias habitacionais, quanto na questão da urbanização.
“Nas melhorias habitacionais, a Prefeitura ajudou na seleção das famílias, disponibilizou servidora para ficar à disposição da Conder na área e acompanha a execução das reformas das casas, sugerindo alterações em cada projeto. Já na área de urbanização, a Prefeitura tem ajudado, inclusive financeiramente, na desapropriação de imóveis, para viabilizar a execução das obras, que só estão paradas por demora do Governo do Estado”, salientou David Farias.
Vale lembrar que em junho de 2017, no primeiro ano do seu 1ª mandato, o prefeito Dinha Tolentino se reuniu com a equipe da Conder, quando, na ocasião, dialogou e cobrou a execução do projeto de revitalização, que contempla saneamento básico, pavimentação e macrodrenagem, além da implantação de espaços de lazer, entretanto, a Prefeitura investiu recursos próprios na infraestrutura naquela região, agregando ainda mais benefícios para os moradores.
É importante destacar que as obras de revitalização, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-1), do Governo Federal, foram destravadas através de investimento por meio de verba liberada pelo Ministério das Cidades na gestão do prefeito Dinha.
A deputada estadual Kátia Oliveira, no primeiro ano de mandato (2019), solicitou intervenções que, à época, dependiam do Governo do Estado fazer a licitação para o início dos serviços, estando inclusive reunida com equipes da Conder da Diretoria de Urbanização (DIURB) e Diretoria de Habitação (DIHAB), responsáveis pelas obras em Simões Filho.
É muito importante lembrar e ressaltar que, no dia 24 de março de 2018, “um dia muito chuvoso por sinal”, o prefeito Dinha, a então vereadora na época, Kátia Oliveira, e vereadores, receberam o ministro das Cidades, Alexandre Baldy e o deputado federal, Paulo Azi para a assinatura da Ordem de Serviço para contratação de obras nas comunidades de Pitanguinha, São Conrado e Fazenda Nova.
Os recursos para as obras de urbanização da Pitanguinha consistiram no valor de R$ 13.727.260,30 (treze milhões, setecentos e vinte e sete mil, duzentos e sessenta reais e trinta centavos).
Durante aquele evento, o ministro Alexandre Baldy que ao lado do deputado Paulo Azi, pousou no IFBA, disse que as visitas frequentes do prefeito Dinha à Brasília foram cruciais para a liberação do investimento.
“O prefeito Dinha tem nos cobrado insistentemente e sabiamente tem visitado o Ministério das Cidades para que ele chegue aqui e para que obras de melhorias cheguem ao povo de Simões Filho, sempre acompanhado pelo deputado Paulo Azi para que nós consigamos fazer investimentos importantes para a população da Bahia e especialmente em Simões Filho”, disse Alexandre Baldy à época.
A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) é um órgão ligado à Secretaria Estadual de Infraestrutura. No Portal da Transparência Bahia, Painel de Emendas Parlamentares, nada consta sobre emendas do deputado estadual e ex-prefeito no período de 2019 (primeiro ano de mandato) à 2024, sobre emendas para às obras da Conder na Pitanguinha, portanto, “não procede a informação” colocada pelo pré-candidato a prefeito pela oposição, e que recentemente visitou as comunidades de Pitanguinha e Fazenda Nova.