O técnico de enfermagem, Ailan Dantas dos Santos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – 192, representa a cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, ao se unir a diversos voluntários baianos que integram a Força Nacional-SUS, na prestação de socorro emergencial às famílias desabrigadas e desalojadas no Estado do Rio Grande do Sul.
Especialista em urgência e emergência e com uma trajetória marcado pelo amor à enfermagem, Ailan é um dos grandes guerreiros profissionais baianos que deixaram as suas casas, à favor da vida, buscando fazer a diferença na área da saúde, prestando sua solidariedade às vítimas das chuvas no estado gaúcho.
Neste final de semana, cerca de 40 novos voluntários da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) chegaram ao Rio Grande do Sul para reforçar os atendimentos e ampliar a assistência em saúde no Estado, que teve 97% do território devastado por fortes chuvas e enchentes.
O grupo é composto por emergencistas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e se juntou à equipe, promovendo a troca de profissionais e a inclusão de novas categorias, como técnicos de enfermagem, para diversificar e ampliar a capacidade de atendimento nos hospitais de campanha montados pelo Ministério da Saúde em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
A chegada dos novos profissionais tem o objetivo de permitir que equipes volantes, compostas por médicos e enfermeiros, atuem simultaneamente em locais classificados como prioritários no estado gaúcho. Desde o dia 5 de maio, a Força Nacional do SUS realizou mais de 5 mil atendimentos no Rio Grande do Sul.