Um terremoto de magnitude 6,4 atingiu o Nepal nesta sexta-feira (3). Ao menos 157 pessoas foram mortos e dezenas feridas. As autoridades do país afirmam que esse número ainda pode aumentar, pois a comunicação em regiões montanhosas próximas ao epicentro do tremor, em Jajarkot, é dificultada. Supõe-se que centenas de pessoas possam ter ferimentos.
Este foi o tremor mais letal enfrentado pelo país desde 2015, quando 9 mil pessoas perderam a vida em outros dois abalos registrados na região. O terremoto foi sentido na última noite, às 23:47h locais, enquanto muitos já dormiam.
“Muitas casas desabaram, muitas outras desenvolveram rachaduras. Milhares de moradores passaram a noite inteira em terrenos abertos e frios porque estavam com muito medo de entrar nas casas rachadas”, disse Harish Chandra Sharma, um funcionário do governo, à Reuters.
As autoridades de segurança trabalham na escuridão para retirar os mortos e feridos das casas caídas. Desde a manhã de sábado (4), policiais limpam estradas bloqueadas por deslizamentos de terra e agilizar o socorro às vítimas.
O terremoto pode ser sentido na capital da Índia, Nova Délhi, a mais de 800 quilômetros de distância.