Ao menos 19 plataformas digitais terão que passar por uma regulação bem mais rígida a partir de agosto. Entre elas, gigantes como o Instagram, TikTok e Twitter, Amazon, Google e Microsoft
As regras possuem uma série de obrigações inéditas, divulgadas em comunicado da Comissão Europeia. As plataformas precisam compartilhar algoritmos com especialistas da União Europeia, que vão avaliar se a plataforma segue diretrizes para evitar risco. As plataformas vão ter que rotular todos os anúncios e informar aos usuários quem os está promovendo.
A comissão também determina que as plataformas terão que “redesenhar seus sistemas” para garantir um alto nível de privacidade, segurança e proteção de menores; Anúncios não poderão se basear em dados sensíveis do usuário, como etnia, religião e orientação sexual.
Empresas terão que publicar repositórios com dados de todos os anúncios que exibem. Usuários precisam receber informações claras sobre o motivo pelo qual são recomendadas determinadas informações e terão o direito de optar por não participar dos sistemas de recomendação das redes sociais; publicidade direcionada com base em perfis para crianças não é mais permitida;
Veja a lista completa abaixo:
Alibaba AliExpress;
Amazon Marketplace;
Apple (AppStore);
Booking.com;
Facebook;
Google Play;
Google Maps;
Google Shopping;
Instagram;
LinkedIn;
Pinterest;
Snapchat;
TikTok;
Twitter;
Wikipedia;
YouTube;
Zalando
Bing
Google Search.