Rede Imprensa

“Um grande avanço para às famílias que necessitam de apoio especializado para seus filhos”, destaca Eri Costa sobre o CECAD

Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli

Segundo o vereador Eri Costa (PL), na última quinta-feira (04), a cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), deu um passo muito importante no que se refere à oferecer serviço especializado para crianças e adolescentes diagnosticadas com Autismo, Microcefalia, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), entre outros.

“O CECAD – Centro Especializado da Criança e Adolescente com Deficiência, construído pela Prefeitura de Simões Filho, com certeza, é um grande avanço, é atendimento de uma causa sensível, é uma solicitação atendida e aprovada pelos edis na Câmara”, enfatiza o parlamentar.

Ainda enquanto Presidente do Parlamento de Simões Filho, gestão 2021-2022, o vereador Eri Costa, desde àquela época, se debruçava em indicações voltadas ao público alvo. No dia 31 de maio de 2022, a Câmara Municipal aprovou uma matéria de sua autoria, a Indicação de Nº 151/2022. A proposição, à épocasolicitou ao Poder Executivo a criação de um Centro de Assistência Integral ao Portador de Espectro Autista.

Na visão do legislador, “esse centro seria uma unidade que poderia contar com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a proposta versava pela possibilidade de criação de espaço de aprendizagem, interação e desenvolvimento intelectual, e que favorecesse a integração e socialização, além de oferecer o acolhimento adequado aos familiares”.

A proposição argumenta ainda que “nem todo mundo sabe, mas o autismo não se apresenta de forma semelhante em todas as crianças com o quadro”. Eri Costa reforçou que a diferença está no desempenho dessas pessoas que, com acompanhamento médico e psicológico, podem desenvolver melhores habilidades sociais.

Além desta Indicação, uma outra proposição de Nº 086/2023, reiteração da Indicação Nº 048/2022, e de autoria dos vereadores Roberto Souza (PL), Eri Costa (PL) e Neivaldo Scavello (PRD), também aprovada na Câmara Municipal, teve o objetivo de assegurar que crianças com microcefalia, deficiências e doenças congênitas tivessem um local adequado para receber cuidado e atenção necessários.

Eri defende que, “avaliar as que têm suspeita ou que ainda não foram diagnosticadas com autismo e outras deficiências, e atender de forma interdisciplinar e humanizada contribui de forma bastante satisfatória na qualidade de vida”.

“O CECAD é uma conquista significativa para nossa comunidade e, principalmente, para as famílias que necessitam de um apoio especializado para seus filhos”, celebra o vereador Eri Costa que também externou a sua gratidão a Deus pela conquista do município, e o compromisso do Prefeito Diógenes Tolentino com a população de forma geral.

 

 

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também