Rede Imprensa

Venezuela: Nicolás Maduro expulsa corpo diplomático de países vizinhos que questionam vitória

O governo venezuelano anunciou, em comunicado divulgado na tarde desta segunda-feira, 29, a expulsão de todo o corpo diplomático da Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai do seu território.

A decisão ocorreu após os presidentes dos respectivos países não reconhecerem a vitória de Nicolás Maduro no pleito realizado no último domingo, 28. O novo governo terá mais seis anos de duração.

Mais cedo, antes do comunicado de Maduro, o governo do Panamá já havia anunciado publicamente o rompimento das relações diplomáticas. A condição dada pelo presidente panamenho José Raúl Mulino é o fornecimento de todas as atas de votação. Existem suspeitas de fraude no processo eleitoral que reelegeu o chefe de Estado venezuelano.

“República Bolivariana da Venezuela expressa a sua mais firme rejeição às ações e declarações interferentes de um grupo de governos de direita, subordinados a Washington e abertamente comprometidos com os mais sórdidos postulados ideológicos do fascismo internacional”, começou.

“Dado este precedente desastroso que ameaça a nossa soberania nacional, decide-se retirar todo o pessoal diplomático das missões em; Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai, ao mesmo tempo, para exigir que estes governos retirem imediatamente os seus representantes do território venezuelano”, diz outro trecho da nota.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também