Rede Imprensa

Vereador Itu’s Ramos indica a criação do primeiro Museu Industrial de Simões Filho

Redação REDE IMPRENSA | Marcos Castelli

No intuito de apresentar à população do município, e principalmente, as futuras gerações, o panorama histórico do processo de industrialização da cidade, o vereador de Simões Filho, Uilton Ramos de Alencar, popular, “Itu’s Ramos” (PSDB), apresentou à Casa Legislativa, na manhã desta terça-feira (21), a Indicação de nº 184/2022 em que solicita ao Poder Executivo a criação do 1º Museu Industrial do município de Simões Filho, situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Em uma eventual execução por parte da gestão municipal, o Museu Industrial dará aos visitantes um panorama de todo processo de industrialização da cidade, ao longo do tempo, e deverá contar a história desde os primórdios, com a chegada dos engenhos de cana de açúcar, a instalação do Centro Industrial de Aratu, em 1967, e sobretudo, os dias atuais, em que a cidade se transformou num grande polo logístico.

Vereador Itu’s Ramos

Em sua justificativa, Ramos salientou que “entendendo que, na cidade de Simões Filho foi construído o primeiro Centro Industrial da Bahia, o CIA – Centro Industrial de Aratu, o primeiro polo calçadista, primeiro grande Centro de Produção do Estado” e compreendo que “toda economia do Estado da Bahia e toda produção, das décadas de 50 e 40 passou pelo município de Simões Filho, através das linhas férreas, e engenhos de cana de açúcar, aonde toda economia do Estado da Bahia e economia da capital, Salvador, a primeira capital do Brasil, e é justamente neste tempo que o município de Simões Filho começa o seu ato de produção e produzir serviços e produtos para à subsistência do Estado da Bahia”, pontuou.

“O Museu tem um papel importantíssimo no desenvolvimento de um povo e para termos um futuro forte; precisamos olhar o passado e fazer um presente muito interessante para ter um futuro cada vez melhor”, argumenta o vereador Itu’s Ramos.

Durante a sua exposição, ele destacou ainda que a cidade de Simões Filho tem se tornado um grande polo logístico, e por isso “nossos jovens, a escola por exemplo, não tem um acervo para mostrar a esta geração o que foi economicamente a produção do Estado da Bahia e a importância do município de Simões Filho em todo esse crescimento”.

O legislador, em sua proposição, ressalta ainda que, o Museu apresenta algumas ações museológicas como: coletar, registrar, catalogar, classificar, registrar e salvaguardar objetos que têm testemunhos históricos com contextualização da época”, pontuou e lembrou do Estado do Ceará que fez o seu primeiro Museu Industrial localizado em Fortaleza.

Esta foto, de exatíssimos 52 anos, mostra o Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, com um pátio no qual estavam estacionados vários automóveis da época. A foto foi publicada na revista Manchete de 21 de março de 1970. | Fonte: Blog Classical Buses

O vereador Jackson Bomfim (União Brasil), colaborou com a discussão da proposição. De acordo com ele, “é necessário que dentro do novo processo político do Prefeito Dinha; se busque realmente implantar o Museu Industrial em Simões Filho”.

“Simões Filho passou por um processo industrial e esta história tem que ser contada e registrada em Museu, devido ao processo industrial veio também as escolas técnicas, como: SENAI, SESI, CENTEC que hoje é IFBA, e veio também o Colégio Reitor Miguel Calmon que se instalou nessa cidade, através do Estado, para atender a este processo de industrialização da nossa cidade. E hoje nós temos também, a indústria náutica em nosso município, lá em Mapele”, reforçou o parlamentar.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também