Rede Imprensa

Vereadores Carlos Neto e Itus Ramos indicam criação do Programa Municipal de Habitação Popular em Simões Filho

Por: REDE IMPRENSA | MARCOS CASTELLI

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (13), os vereadores Carlos Neto e Itus Ramos, ambos do PSDB, apresentaram uma proposta de relevância social: a criação do Programa Municipal de Habitação Popular (PMHAP). A proposta visa combater o déficit habitacional e garantir o direito à moradia digna para as famílias de Simões Filho — especialmente as que vivem em condições precárias.

Foto: CMSF

Segundo dados da Fundação João Pinheiro (FJP), o Brasil tem hoje um déficit de 6,2 milhões de moradias, afetando 8,3% do total de domicílios ocupados. Essa realidade é vivida também em Simões Filho, onde muitas pessoas enfrentam o desafio diário de morar em áreas de risco ou sem infraestrutura básica.

O vereador Carlos Neto destacou o impacto positivo da indicação. “A criação desse programa vem a pensarmos fora da caixa e trazer de fato, programas que mudem a vida das pessoas. E esse Programa Municipal de Habitação Popular é especificamente para dotar o município de ferramenta pra dar uma tranquilidade e realizar, muitas das vezes, o maior sonho de vida das pessoas que é ter a sua casa.”

O parlamentar também ressaltou que o município tem áreas com potencial para implantação de conjuntos habitacionais. “Temos muitos terrenos no município que pertencem à prefeitura, temos áreas remanescentes da SUDIC no CIA, na Vida Nova, áreas que estão sendo doadas por empresas que vêm se instalar no município em forma de contrapartida, como as empresas logísticas que estão chegando.”

Com formação em engenharia civil, Neto foi realista sobre a capacidade de execução da prefeitura, propondo um modelo mais viável e eficaz. “Falo como engenheiro: o município não tem a condição de construir condomínios como o ‘Minha Casa Minha Vida’, com centenas de unidades, mas o município tem condição de fazer pequenos conjuntos habitacionais em torno de 50 a 100 casas que vão trazer uma tranquilidade, um conforto e uma vida digna para as pessoas que tanto necessitam de ter um lar, de ter um teto pra chamar de seu”, enfatizou.

Já o vereador Itus Ramos destacou a responsabilidade do município na organização do crescimento urbano e na prevenção de tragédias. “Nós temos os programas do Governo Federal, mas nós também temos que assumir uma parcela, assumir uma responsabilidade, porque muitas das vezes a cidade cresce desordenada. E esse crescimento desordenado, com o volume das chuvas — como agora, que recebemos mais de 300mm de chuva na última semana — é impossível essas casas que foram construídas de forma desordenada se manterem de pé, e as famílias manterem a dignidade.”

Itus acrescentou: “Esse projeto trata diretamente não apenas da construção de uma residência, mas de trazer a dignidade para um povo.”

A proposta também se ampara na recente criação da Secretaria Municipal de Habitação, o que oferece um canal direto para implementação do programa, em parceria com a Secretaria de Governo e a Secretaria de Infraestrutura. Se efetivado, o PMHAP pode se tornar um marco para Simões Filho, não apenas por fornecer moradias, mas por restituir às famílias o direito de viver com segurança, estabilidade e dignidade.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também