Dezenove mulheres foram homenageadas pelos vereadores na Sessão Solene que entregou a Medalha Noêmia Meireles Ramos, realizada na manhã desta sexta-feira (15), em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade simõesfilhense. O evento é realizado todos os anos em março, em alusão ao Mês da Mulher, mas neste ano, devido às restrições causadas pela pandemia, ocorreu no mês de outubro, por se tratar do movimento voltado à prevenção do câncer de mama – Outubro Rosa.
O presidente da Casa, vereador Eri Costa (MDB), destacou a importância da realização do evento, dizendo que “a mulher está sendo assunto para discussão em todos os segmentos para que possam inseri-la no contexto de trabalho, no contexto social, dando realmente o valor que a mulher tem na sociedade. A solenidade serviu para reforçar a ideia de que a mulher tem que ter seu lugar em todas as áreas”.
Para Joel Cerqueira (PSD), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a Câmara tem o papel de honrar as pessoas que colaboraram de alguma forma para o município. “Estou feliz em ver mais um ano de entrega da medalha. É um prazer reconhecer a mulher que foi Noêmia Meireles aqui na cidade”, disse.
Honrada foi o sentimento descrito pela professora Maria José Castro Lima, homenageada do vereador Del do Cristo Rei (PSC). Ela disse que “jamais imaginaria ser honrada dessa forma”. “O evento foi um divisor de águas na minha vida. Foi um evento lindo e que me trouxe uma gratidão imensa. Hoje me senti especial”, finalizou.
A solenidade também reuniu autoridades como: deputada estadual, Kátia Oliveira; vice-prefeito Sid Serra; secretário da Fazenda, Roberto Carvalho e secretária de Administração, Laís Matos.
Confira a relação das homenageadas:
Adailton Caçambeiro – Dalva da Anunciação Teixeira
Arnoldo Simões – Maria Ildeci de Oliveira Batista
Belo Gazineu – Cleide Vieira da Silva Oliveira
Carlos Neto – Marinalva dos Santos
Del Capoeira – Hildete Anatólio da Silva
Del do Cristo Rei – Maria José Castro Lima
Eri Costa – Maria de Fátima da Silva Guache Pattas
Eugênio Pacelli – Rita de Cássia Pereira da Hora
Evan Jorge – Edjane de Freitas Carvalho da Silva
Everton das Placas – Iridan Brasileiro Costa
Everton Paim – Simone Oliveira Costa
Itu’s Ramos – Iomara Nascimento Santana Nunes
Jackson Bomfim – Sidnea Neves Santos
Joel Cerqueira – Maria de Fátima da Silva Negreiros
Moisés Santos – Maria dos Anjos dos Passos Santos
Neivaldo Scavelo – Cícera Gomes de Brito
Orlando Amadeu – Maria Amélia Lima dos Santos
Pedro da Kombi – Lilia Katya de Oliveira Almeida Pires
Roberto Souza – Aurelina Damasceno Rodrigues
SOBRE A HONRARIA
Instituída pelo Legislativo Municipal, através da Lei nº 901/2013 e criada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, em 2013, a honraria, que leva o nome de Noêmia Meireles Ramos – segunda prefeita do município, de 1967 a 1970, sendo a única mulher a ocupar o cargo na cidade -, é entregue anualmente às mulheres que tenham prestado relevante serviço ao município de Simões Filho. De acordo com a lei, “a escolha das mulheres homenageadas será feita mediante proposta de qualquer vereador, e aprovação pelo voto de 2/3 (dois terços) dos membros da Câmara”.