Por: REDE IMPRENSA | Marcos Castelli
A Vigilância Sanitária de Simões Filho participou, nesta terça-feira, 18/3, da oficina de lançamento do Projeto IntegraVisa, realizada em Curitiba, Paraná. Esta iniciativa, promovida pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz em parceria com a Anvisa e o Ministério da Saúde, tem como objetivo a qualificação da gestão da vigilância sanitária no Brasil.
Simões Filho está entre os cinco municípios baianos selecionados para participar do projeto, ao lado de Camaçari, Salvador, Lauro de Freitas e Santo Antônio de Jesus, e entre os 126 municípios brasileiros escolhidos. As capacitações terão início em abril e previsão de conclusão em setembro de 2025, proporcionando aprimoramento técnico e melhorias no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) das unidades participantes.
O evento de lançamento contou com a presença de duas profissionais que têm desempenhado um papel fundamental na excelência da Vigilância Sanitária de Simões Filho: a superintendente de Vigilância em Saúde, Rebeca Varjão, e a coordenadora de Vigilância Sanitária, Cinthya Ramos. A participação ativa dessas gestoras reforça o compromisso do município com a modernização e eficiência dos processos sanitários locais.
A Vigilância Sanitária de Simões Filho vem se consolidando como referência na Região Metropolitana de Salvador. O trabalho desenvolvido pela equipe tem resultado em avanços significativos, incluindo o aumento da arrecadação do setor, colocando o município entre os mais bem estruturados da região.
Sobre o Projeto IntegraVisa
Criado em 2015, o Projeto IntegraVisa tem como missão qualificar a gestão da vigilância sanitária, contribuindo para a eficácia dos processos organizacionais, gestão eficiente dos recursos públicos e aumento da confiabilidade do sistema regulatório nacional. Entre os principais resultados esperados estão o desenvolvimento e aplicação de cursos, testes de métodos inovadores e a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nas unidades participantes.
A participação de Simões Filho nesse projeto reforça o comprometimento da cidade com a excelência em saúde pública e vigilância sanitária, consolidando-se como um modelo a ser seguido na Bahia e no Brasil.