Rede Imprensa

William Ruto é eleito presidente do Quênia em meio a contestação eleitoral

A comissão eleitoral do Quênia anunciou William Ruto como o novo presidente do país nesta segunda-feira (15) em meio a uma cerimônia marcada por brigas e contestação dos resultados por altos funcionários do órgão eleitoral.

Foto: Reprodução

Ruto, que é o atual vice-presidente do país, aparecia à frente do líder da oposição, Raila Odinga, nas sondagens divulgadas após a ida dos quenianos às urnas na última terça-feira (9). As porcentagens oficiais ainda não foram divulgadas.

No entanto, o anúncio planejado dos resultados das eleições presidenciais no Quênia se transformou em cenas caóticas, depois que a vice-presidente da comissão eleitoral e três outros comissários repudiaram os resultados das eleições presidenciais minutos antes de a vitória de Ruto ser anunciada. “Não podemos nos apropriar dos resultados que serão anunciados”, disse Juliana Cherera, vice-presidente da comissão eleitoral, em entrevista coletiva.

Diplomatas chegaram a ser retirados da sala de apuração onde o presidente da comissão eleitoral se preparava para anunciar os resultados. O Quênia tem um histórico de violência pós-eleitoral e o lento progresso da comissão na contagem dos votos alimentou temores de que a eleição fosse contestada, levando a cenas sangrentas como as que se seguiram às eleições presidenciais em 2007 e 2017.

Em declaração após a divulgação dos resultados, Ruto chamou a comissão eleitoral de heroína e disse que o órgão surpreendeu a todos. Segundo ele, não houve perdedores nas eleições deste ano, a qual teria focado mais em questões do país do que em configurações étnicas. “O povo queniano ganhou porque levantamos a barra política”, afirmou.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também