Fórum aborda desafios na Segurança Pública e destaca redução de violência em Simões Filho

Fórum aborda desafios na Segurança Pública e destaca redução de violência em Simões Filho

- Em Destaque

Redação Rede Imprensa / Marcos Castelli 

O município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), na manhã desta quinta-feira (13) sediou o 1º Fórum de Segurança Pública. O evento contou com a presença de autoridades políticas como o prefeito Diógenes Tolentino; vice-prefeito, Sid Serra; presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, vereadores, autoridades civis e militares como o Coronel PM Alfredo José Souza Nascimento, Comandante do Policiamento da RMS; o Comandante da 22ª CIPM, Major Fábio Dias e representantes dos demais órgãos que compõem o sistema de Defesa Social do município, Dr. Jader Santos Alves (Ministério Público) e a Dra. Maia Gelman Amaral (Defensoria Pública).

A primeira-dama e deputada estadual Kátia Oliveira marcou presença no 1º Fórum de Segurança Pública que contou com total apoio da Prefeitura Municipal e reuniu a população no evento realizado na Câmara de Vereadores.

FOTOS: Danillo Canuto e Dan Coutinho

O Fórum foi organizado pela 22ª CIPM, tendo como mentor o Major Fábio Dias, e apresentou diversas palestras que teve por finalidade promover a interação com a comunidade simõesfilhense; incentivar o debate a respeito das questões de segurança, mas, sobretudo, promover o espaço democrático de troca de conhecimento.

Com início por volta das 9h, o Fórum foi aberto pelo Coronel PM Alfredo Nascimento que destacou o engajamento de todos os órgãos envolvidos com a comunidade.  “É muito satisfação ver a interação entre os órgãos e a sociedade, isso porque “segurança pública somos nós”, principalmente pelo envolvimento do prefeito e de toda a sociedade que culminou neste evento”, disse.

Segundo o Cel. Alfredo, “nas reuniões semanais, têm se discutido os índices de criminalidade”, entretanto, comemorou que “há muito tempo Simões Filho não faz parte da discussão mais acirrada”. Ainda de acordo com ele, tudo isso é “fruto do trabalho e ajuda da comunidade que também tem ajudado o prefeito e todos os órgãos de Defesa Social”.

Durante a programação, o evento disponibilizou palestras e espaço aberto no Plenário e galerias da Casa Legislativa. Entre os temas: O papel da Polícia Militar no sistema de Defesa Social (Major Fábio Dias); A evolução da Justiça Criminal em Simões Filho (promotor Dr. Jader Santos Alves); Defensoria Pública no Sistema de Defesa Social (Dra. Maia Gelman Amaral) e o tema abordado pelo prefeito Dinha Tolentino que na oportunidade discursou sobre: “O Poder Executivo em apoio ao Sistema de Segurança Pública”.

Logo após palestrar, o Comandante da 22ª CIPM, Major Fábio Nascimento Dias; o Subcomandante Capitão, Márcio Alcântara e o assessor de comunicação, Tenente Hewerton Jorge Bastos de Andrade foram homenageados pela imprensa simõesfilhense.

PARCERIA: 22ºCIPM e Prefeitura de Simões Filho

Major PM Fábio Nascimento Dias, assumiu a 22ª CIPM em fevereiro de 2017. Sempre reforçando o importante papel e parceria da gestão municipal, no mês de junho/2017, apresentou o Plano de Comando – planejamento para o estabelecimento das ações. Entre as iniciativas: 12 objetivos e metas para serem alcançadas entre 2017 e 2020, além disso, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

Destaque para o importantíssimo trabalho e serviços prestados, à frente da 22ª CIPM, o Major Dias comemora a positiva redução de quase 32% dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que corresponde, menos 16 homicídios em relação ao ano passado.

Uma das mais eficazes ações desenvolvidas pela 22ª CIPM tem sido a aproximação com a comunidade. Já a relevante parceria com a Prefeitura Municipal garantiu evoluções no policiamento do município, principalmente com a implantação de bases de apoio para as guarnições: No centro da cidade (próxima à Igreja Universal), na Ilha de São João, a do PETO no final da Av. Paulo Souto, Palmares e recentemente a base de apoio operacional no CIA I.

Tendo como missão “servir e proteger” e a visão de “ser referência em gestão administrativa e operacional, Major Dias destaca que o “policial é um pedagogo da cidadania” e entre as ações táticas realizadas no Planejamento Estratégico, incluíram as Bases de Apoio Operacional, PROERD, pesquisa de satisfação e pesquisa de clima organizacional, ações diretivas para proposição de oportunidades e melhorias nos serviços.

“Estou muito feliz como profissional de Segurança Pública, porque como disse na minha fala, o planejamento foi feito para 4 anos e esse objetivo sendo materializado hoje com a participação da comunidade, sem dúvida alguma, é uma grande vitória”, disse Major Dias ao “Rede Imprensa”.

O prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino ao discursar sobre “o Poder Executivo em apoio ao Sistema de Segurança Pública”, precedeu o tema com o coração cheio de gratidão por tudo o que os órgãos de Defesa Social, ali reunidos, têm contribuído para a sociedade simõesfilhense e elencou mais de uma dezena de ações realizadas durante o seu Governo que tem feito a diferença, inclusive, para a diminuição das vulnerabilidades sociais.