Há seis meses a frente da gestão do Hospital Municipal de Simões Filho, a Fundação Fabamed implantou uma cultura de acolhimento humanizado e resolutividade, que hoje é referência em toda a região. Foram 40 mil atendimentos neste período, sendo a maioria dos casos de urgência e emergência.
De acordo com o superintendente da Fabamed, José Saturnino Rodrigues, os médicos, enfermeiros, técnicos, administrativo e até os fornecedores, entenderam a essência da cultura organizacional, baseada na transparência e profissionalismo. “Toda a equipe do hospital entende que a população tem que receber bons serviços sempre e é por isso que buscamos a excelência e o aperfeiçoamento contínuo”, afirma Rodrigues.
Neste período foram realizados 590 partos, 192 cirurgias, bem como 53.242 exames laboratoriais e de imagem. “A manutenção dos estoques de insumos e medicamentos, além das melhorias e adequações físicas, como pintura e aquisição de equipamentos, também foram práticas da instituição”, ressalta o superintendente, ao pontuar ainda que “os números seriam ainda melhores, se as restrições e limitações impostas pela pandemia de coronavírus não existissem”.
De 1º de janeiro a 30 de junho foram realizadas 283 transferências de pacientes, o que demonstra a alta taxa de resolutividade dentro da instituição. Além disso, capacitações dos funcionários e salários em dia não passam de uma obrigação, porém, é um fato relevante, tendo em vista que gestões anteriores negligenciavam essa questão.