Marcos Castelli | Rede Imprensa
A Prefeitura de Simões Filho, na administração do prefeito Dinha Tolentino, que efetiva a sua atuação de “sempre estar ao lado do povo”, principalmente, neste momento de extrema necessidade de salvaguardar vidas humanas, maximiza todos os esforços para combater a disseminação da doença pela possibilidade letal do novo agente do Coronavírus (Covid-19). Até o momento, 18 casos confirmados de Covid-19 foram registrados na cidade, sendo que 10 pacientes já estão recuperados.
Neste sentido, as ações estratégicas da atual administração, como as “barreiras sanitárias” vêm sendo realizadas em diversas localidades e têm a finalidade de conscientizar a população sobre medidas preventivas, reforçar a importância do isolamento social e sobretudo, garantir a distribuição de máscaras e testes rápidos.
Vale ressaltar, que esta eficiente iniciativa, minimiza principalmente na região em que a ‘barreira sanitária’ é realizada, possíveis contágios, ou seja, pessoas que podem ter adquirido o vírus, porém, sem sintomas poderão disseminar o agente do Coronavírus para outras pessoas.
Nesta segunda-feira, 04 de maio, profissionais de Saúde do município, sob a batuta da secretária Iridan Brasileiro, realizaram mais uma barreira sanitária, desta vez, no bairro do Km 25, localidade que já foi registrada caso confirmado de Covid-19. Além das barreiras, a Prefeitura já realizou a desinfecção de espaços públicos em diversos bairros da cidade.
Como uma das medidas estratégicas direcionadas pela administração pública, através da Secretaria Municipal de Saúde, as “barreiras sanitárias de combate ao Covid-19”, já visitou o Centro, a entrada da BR-324 sentido ao Centro da cidade, Ilha de São João, Simões Filho 1, Coroa da Lagoa, Pitanguinha e BA 093.
O munícipe que apresentar sintomas como febre e dificuldades respiratórias, procure uma emergência de saúde e poderá acionar a Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS): (71) 3296-1704 e (71) 998546-5909.
OUTRAS AÇÕES:
Entre outras ações, a Prefeitura Municipal distribuiu cestas básicas a grupos vulneráveis e instituições sociais do município, entrega de produtos de limpeza e higiene, iniciativa de acolhimento como o disk Apoio Psicológico. Além disso, um Projeto de Lei disponibiliza Vale Merenda, no valor de R$ 50, aos estudantes da rede municipal (cerca de 17 mil alunos), além do benefício emergencial no valor de R$ 220, aos permissionários do Mercado Municipal e autônomos.
Vale relembrar também que, a Prefeitura de Simões Filho vem capacitando equipes técnicas de saúde, a fim de garantir a manutenção de conhecimentos específicos. Os profissionais são munidos com Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), prontas ao atendimento das demandas. Uma Unidade de Enfrentamento ao Coronavírus também está sendo montada para atender pacientes sintomáticos.