Rede Imprensa

Caminhada em Mapele pede fim da violência contra mulher

Marcos Castelli | Rede Imprensa

Neste sábado (07), apesar das chuvas no início da manhã, o distrito de Mapele, na zona rural do município de Simões Filho, situado ao fundo da Baía de Aratu, foi palco para receber a 2ª edição da Caminhada pelo fim da violência contra a mulher. O evento contou com a presença do vice-prefeito Sid Serra (PSDB), que comemorou seu aniversário ao lado de amigos e da população, além de secretários municipais.

Com a máxima de que “Basta de Feminicídios” e o lema: “Nenhuma Mulher a Menos”, o grupo de voluntárias do Projeto Vida Saudável, promoveu o evento de grande importância social e de conscientização que recebeu o apoio da Prefeitura Municipal, por meio de diversas secretarias, entre elas, (Saúde, Mulher, Sedesc), além do apoio do vereador Elimário Lima (PSDB), e parceiros como a empresa Belov Engenharia.

Com a prioridade de fortalecer o empoderamento feminino e incentivar a sociedade pelo fim da violência contra a mulher, a caminhada teve sua concentração em frente à Quadra de Esportes da Pensão, e por volta das 11h, devido às chuvas que caíram durante a manhã, em seguida, mulheres e homens caminharam com cartazes em mãos, pela Rua Direta de Mapele até o final de linha da localidade.

A iniciativa foi mais uma ação em comemoração alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (08). “A mensagem que nós do Projeto Vida Saudável deixa é que precisamos dar um basta na violência contra a mulher, e a mulher precisa ser respeitada, não queremos flores, queremos respeito”, pontuou Josi Santos, que aproveitou para agradecer a Prefeitura Municipal, através do prefeito Dinha e vice-prefeito Sid que disponibilizaram o apoio das secretarias que se envolveram na importante iniciativa.

O vereador Elimário Lima que ainda se recupera de um acidente no início do ano, não se ausentou e acompanhou de carro o percurso até o final de Linha e logo após, participou das ações, como esteve também ao lado do vice-prefeito Sid Serra que celebrou o seu aniversário.

“Nós apoiamos o Projeto Vida Saudável e quero dizer que não podemos aceitar a violência contra as mulheres, mas precisamos oferecer melhor proteção e se for necessário mudar até as leis para punir aqueles que são os agressores. Violentar uma mulher é cuspir no útero da própria mãe e maltratar a própria mãe, porque todos nós nascemos de mulheres e precisamos respeitá-las cada vez mais e nos levantar contra esta violência”, pontuou Lima.

Muita animação e energia não faltaram durante o percurso da caminhada que contou também com um saboroso café da manhã.

A Prefeitura de Simões Filho, através de suas secretarias disponibilizaram diversos serviços à população local. A Secretaria do Desenvolvimento Social (SEDESC), realizou atendimentos com os serviços de atualização de cadastros, cadastramento em programas sociais, palestras, além de atendimentos relacionados ao Cadastramento do Passe Interestadual do Idoso, alterações cadastrais, recadastramento, prestação de esclarecimentos e informações, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, atualização de cadastros BPC Idosos e Pessoas com Deficiência, entre outros.

A pasta da Saúde ofertou serviços como: Consultas médicas com Clínico Geral e atendimentos com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), composta por psicólogo, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta, além de atividades como verificação de pressão arterial, testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite B e C.

Já a SPM promoveu a conscientização da população, com a entrega de panfletos informativos e orientação verbal, sobre a importância do fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

Recentemente um caso de feminicídio chocou a população simõesfilhense, diante disto, nada mais pertinente, no mês dedicado às mulheres, ações de colaborem para o fim da violência. Segundo o Atlas da Violência 2019, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), houve um aumento de 30,7% no número de feminicídios no Brasil entre 2007 e 2017, com cerca de 13 assassinatos por dia. Ao todo, 4.936 mulheres foram mortas em 2019, o maior número registrado desde 2007.

CONFIRA MAIS IMAGENS:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também