Rede Imprensa

Com esmagadora vitória, Prefeito Dinha tem contas de 2018 aprovadas com 17 votos favoráveis

Marcos Castelli | Rede Imprensa

Vereadores do município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, estiveram no Plenário da Câmara Municipal, em sessão ordinária, presidida pelo Chefe do Legislativo, vereador Orlando de Amadeu (PSDB). A Pauta do dia, a votação das Contas do Prefeito Diógenes Tolentino Oliveira, referente ao Exercício de 2018.

Na oportunidade foram deliberados para votação em primeira discussão, o Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e Finanças, juntamente com o respectivo Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2020, referente ao Parecer Prévio Processo TCM nº 04933e19, que opinou pela aprovação, porém, com ressalvas, das contas da Prefeitura Municipal de Simões Filho, relativas ao exercício financeiro de 2018.

O vereador Everton Paim (MDB) foi o primeiro a discutir as Contas do Exercício 2018, e destacou que o TCM tem a prerrogativa de emitir um Parecer, mas as contas são julgadas pela Câmara Municipal, através dos vereadores. “Temos que exercer o nosso mandato de uma forma que diante do que está sendo exposto por técnicos do TCM, temos que ter muita coerência e não exercer por lados políticos, mas baseados de acordo com os técnicos do TMC”. O parlamentar salientou ainda que, “as ressalvas foram esclarecidas pelo Gestor Municipal e que não foram recomendadas pela reprovação, segundo os técnicos, no exercício do segundo mandato do Prefeito Diógenes Tolentino”.

Everton Paim disse que o momento atual do município “é muito bom”, devido às diversas obras executadas pela Prefeitura de Simões Filho, mas avaliou como mais coerente no segundo ano de mandato, o equilíbrio financeiro na administração do Prefeito Dinha, um equilíbrio sem as “costumeiras demissões” que ocorriam na gestão anterior, destacando ainda que todo o equilíbrio possibilitou já em 2018, que o prefeito desenvolvesse com muita responsabilidade o seu trabalho e “devolvendo o erário”, ao se referir todas as ações realizadas pela gestão pública.

O líder do Governo, vereador Neco Almeida (DEM), durante seu pronunciamento externou como ‘saborosas’, as obras entregues pela Prefeitura na última sexta-feira (14), momento em que o vereador Vel Silva, (votou contra as Contas) “se incomodou com a lista de obras descritas por Neco Almeida”. Neco salientou ainda como uma “importante ação, a questão que mesmo com as dívidas das antigas administrações”, o prefeito conseguiu colocar “Simões Filho nos trilhos” e ao longo dos dois anos ter o controle financeiro equilibrado, além de investir de forma correta os recursos para o povo simõesfilhense.

Sandro Moreira (PSL), o 1º vice-presidente, disse que quando foi opositor ao governo Dinha, sempre teve muito cuidado com as contas e o futuro da cidade de Simões Filho e já no ato de votação, o parlamentar emendou que “vota com coerência, ética, moralidade, democracia e estadismo do prefeito Dinha, e favorável ao Parecer do TCM e Decreto Legislativo”.

A grande maioria dos edis, comungaram o parecer de que “votariam com a razão e não com o coração”. Com 17 votos favoráveis ao Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Justiça e Finanças, juntamente com o respectivo Projeto de Decreto Legislativo nº 002/2020, referente ao Parecer Prévio Processo TCM nº 04933e19, o prefeito Diógenes Tolentino teve suas contas (2018) aprovadas pela Casa Legislativa.

Os vereadores Deni da Metalúrgica e Laecio Valentim, após suas falas, apesar de opositores ao atual governo municipal votaram a favor das contas. Já os vereadores Alfredo Assis (PP) e Everaldo Silva (PSD), líder da oposição naquela Casa, reprovaram ambos os Pareceres.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também