MARCOS CASTELLI, REDE IMPRENSA
Não restam dúvidas do poder de transformação do esporte na vida das pessoas. Em todos os cantos, estamos sempre rodeados de bons exemplos e de histórias de superação que fazem a gente levantar da cama, ou melhor, erguer à cabeça, ganhar aquele ânimo extra e escolher uma prática esportiva que mais adeque ao buscamos e, que principalmente sintonize mais ainda o corpo e a alegria da alma. Nesse sentido, apresentamos a história de um dos bons exemplos que existe na nossa amada ‘Boa Terra’, a cidade de ‘Simões Filho’, situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O guerreiro se chama “Braz Barbosa”, 55 anos, professor de Jiu-Jitsu.
Mestre Braz Barbosa, Faixa Preta 4º Grau, iniciou na modalidade esportiva no projeto social do amigo Alexandre Aleixo (in memorian), e logo em seguida, após perder o grande incentivador, assumiu a responsabilidade de continuar com a batalha. A missão de continuar o legado e contribuir no enfrentamento das vulnerabilidades sociais, existenciais na sociedade, mas, que sem dúvida, o “esporte é uma ferramenta poderosa de transformar vidas”.
Em contato com a reportagem, o faixa preta conta que tem como mestres, Edson Carvalho e Ricardo Carvalho, e com um exemplo de respeito e gratidão influenciados pelo poder do esporte, ele reconheceu o trabalho dos seus mestres. “Orgulho-me muito disso, pois, a gratidão tem alto valor para mim e hoje temos mais de 300 alunos espalhados na cidade, em vários centros de treinamento”, disse.
O grande incentivador na vida do atleta Emerson Mattos, o “Mimo Bom”, um grande lutador de Jiu-Jitsu, da nossa ‘Boa Terra’, destaca ainda sua “preocupação e dos senseis faixas pretas e instrutores” para continuar na luta com a “missão de passar conhecimentos para todos que se interessam pela modalidade esportiva, não só das técnicas do Jiu-Jitsu, mas, principalmente a importância de se relacionarem com a sociedade em geral”.
De acordo com Braz Barbosa, após muitos anos de luta e superações, com o apoio de alunos e principalmente do nosso bom Deus, conseguiu montar um QG (Quartel General), no coração da cidade de Simões Filho. O QG fica localizado na Av. Luiz Eduardo Magalhães, 284, e apenas no Centro, 100 alunos ativos praticam a modalidade esportiva.
“Não cobramos pra dar aulas, mas exigimos muita dedicação e disciplina dessas pessoas”, disse Mestre Braz que ainda divulga que também o Centro de Treinamento oferece aulas de Judô, Karatê e Kickboxing.
“Se quiser fazer uma aula em uma dessas modalidades, seja bem vindos e daremos todo suporte necessário para que você seja também um vencedor, como nós somos”, enfatizou.
PERSPECTIVA
Para o site ‘Rede Imprensa’, o Faixa Preta, revela que a “ideia é ampliar o projeto social e lavar as modalidades esportivas para mais pessoas da cidade de Simões Filho”.
Ainda de acordo com ele, uma das ideias do grupo de esportistas que pelo qual lidera é eleger um representante na Câmara de Vereadores, que represente não somente o ‘esporte’, mas também o ‘comércio e a indústria’.
“Nós sabemos que o esporte não anda sozinho, e se não tivermos um comércio e a indústria fortes, jamais o esporte terá ajuda desses setores”, pontua. “Podem aguardar que até as próximas eleições grandes mudanças surgirão e será um diferencial no nosso projeto para uma possível candidatura de um representante na Câmara Municipal”, sinalizou o professor.
Braz convida pessoas que estejam em sintonia com a proposta. “Podem-me contatar ou procurar pessoalmente para maiores detalhes, e quem sabe fazer parte desse projeto e não precisa ser praticante, mas um grande parceiro, pois tenho certeza em Deus vai mudar a vida de muitas pessoas, como já vem acontecendo, mas de forma ampliada e em geral”, confia.
BIOGRAFIA
Mestre Braz Barbosa nasceu em janeiro de 1964, atualmente tem 55 anos de idade. Seus pais vieram morar em Simões Filho em setembro de 1963, o município ia completar 2 anos de emancipação política.
Filho de uma família tradicional, Braz, tem 10 irmãos, três filhos (dois rapazes e uma garota). Atualmente separado, na sua carreira profissional, o mestre tem formação em tecnologia mecânica e técnico mecânico.
Ele trabalhou na Xerox Comércio e Indústria Ltda, e teve uma loja de materiais de construção no Centro da cidade. Hoje, é funcionário do Detran-Ba.
Sobre o Jiu-Jitsu, o mestre diz que como uma filosofia de vida, a modalidade esportiva é associada à escola tradicional e soma muito. “A disciplina é constante, buscando sempre despertar na criança, no jovem e adulto praticante, a importância da vida e o relacionamento harmonioso que se faz necessário pra termos qualidade de vida”, concluiu.
CONTATO COM MESTRE BRAZ: (71) 9 9144 0475.