Rede Imprensa

Dinha defende implantação de Unidade Estratégia de Saúde da Família no KM 25; confira avanços na saúde

Uma das pautas prioritárias, a Atenção Básica em Saúde vem sendo qualificada nos últimos 3 anos e 10 meses, na administração do prefeito Dinha Tolentino. Os avanços na saúde podem ser comprovados pelos números divulgados pela Titular da pasta, Iridan Brasileiro.

Segundo os dados, em 2017, início do governo Dinha, eram 14 equipes de Saúde da Família e cobertura de 41,7% da população. O gestor municipal conseguiu ampliar a rede de Atenção Básica com a implantação de mais 5 Unidades de Saúde da Família (Cristo Rei, Pitanga de Palmares, Eucalipto, Ponto Parada e Conjunto Alvorada em Simões Filho 1), sendo que 4 delas, foram construídas pela atual administração pública.

Recentemente foi entregue à população, a Unidade de Saúde do bairro Ponto de Parada, na Rua Vale das Fontes, possui 3 equipes de PSF, e desta forma, Dinha ampliou a cobertura da saúde municipal para 62,5% da população, contabilizando no total, 21 equipes de Saúde da Família.

Na última quarta-feira, 30/09, ao lado da secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, o prefeito Dinha dialogou com agentes comunitários e moradores do Jardim Eldorado sobre a implantação da Unidade Estratégia de Saúde da Família, no KM 25, o que significa mais qualidade de atendimento para os moradores a partir de uma estrutura mais ampla. “Quando o assunto é saúde, a gente trabalha com muito mais empenho e dedicação”, pontua.

Ainda entre avanços conquistados, a implantação de leitos para tratamento semi-intensivo, aquisição de novos equipamentos, aquisição de novas ambulâncias, a nova Central de Regulação, reforma da Enfermaria 2 no Hospital Municipal, humanização, climatização para atender a parte cirúrgica e obstetrícia, implantação da sala de vacina e cartório de registro de nascimentos, sala de estabilização com 4 leitos para atendimentos de gravidade com respiradores e todo suporte de urgência e emergência; reforma da emergência e reestruturação com mobiliários e parte estrutural e predial.

Em andamento, e processo licitatório publicado no Diário Oficial do município, Dinha vai implantar 10 leitos de UTI no Hospital Municipal, além do Centro de Imagens com tomógrafo, Ultrassom e Raio X-Digital.

Unidade de Enfrentamento ao Coronavírus

Entre as ações, capacitação das equipes multiprofissionais; 31 novos leitos (22 na unidade de enfrentamento, 5 no Hospital Municipal, 4 na UPA); Blitz Sanitária; distribuição de máscaras, testagem; Medição de temperatura; desinfecção de prédios e automóveis.

BOLSA FAMÍLIA:

Segundo dados levantados, antes de Dinha, 48% das famílias do Bolsa Família foram acompanhadas pela saúde. Já na sua gestão, 85% das famílias do Bolsa Família foram acompanhadas pela saúde.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também