MARCOS CASTELLI, REDAÇÃO REDE IMPRENSA
Com expressivo público presente, o Plenário da Câmara de Simões Filho, na tarde desta quarta-feira (06), prestigiou a Sessão Solene marcada pelo recebimento do Título de Cidadão Simõesfilhense ao empresário, engenheiro, navegador e escritor ucraniano, naturalizado brasileiro e radicado na Bahia, Aleixo Belov. A propositura foi do vereador Elimário Lima (PSDB).
A emoção tomou conta do momento especial na vida do proprietário da empresa ‘Belov Engenharia’ que recebeu das mãos do vereador Elimário, a maior Honraria da Casa Legislativa. “Sinto-me honrado em receber este Título como também me sinto como se estivesse nascido pela segunda vez”, declarou Aleixo que não se ausentou de agradecer o parlamentar. “Vereador Elimário, o melhor representante de Mapele”, acrescentou.
Segundo Lima, a homenagem ao primeiro navegador a dar uma volta ao mundo em solitário, se justifica pelos serviços prestados e reconhecimento ao legado e responsabilidade social de Belov que contribui positivamente na geração de emprego, renda e qualificação de mão de obra na comunidade de Mapele.
Após dar uma volta ao mundo em um veleiro, o engenheiro de obras marítimas e portuárias, narrou que quando voltou, montou a empresa. “A Belov Engenharia se tornou um lugar onde as pessoas aprendiam a trabalhar e a gente exporta mão de obra hoje, e isso é minha maior satisfação e meu melhor prazer, ver pessoas que entraram no início e hoje são profissionais de mão cheia”, comemorou.
Prestigiado por familiares, amigos e colaboradores, Aleixo durante pronunciamento, destacou a sua alegria e satisfação de poder contribuir na vida de centenas de pessoas. “Hoje temos mais de 400 funcionários e a maior satisfação é ver as pessoas trabalhando e tendo uma profissão”, disse e reforçou: “Não existe maior satisfação para mim”.
Atualmente, a Belov Engenharia gera 1350 empregos, sendo 415 empregos diretos no Estaleiro de Mapele. O vereador Elimário Lima, em entrevista ao “Rede Imprensa”, externou a alegria de poder conceder o Título de Cidadão Simõesfilhense.
“Estou muito feliz porque esta honraria foi aceita por toda comunidade que tem constantemente me parabenizado pelo trabalho de responsabilidade social que Aleixo desenvolve na empresa, atendendo a comunidade de Mapele, gerando emprego e renda, qualificando a mão de obra. Sinto-me muito feliz por ter lhe dado o título em reconhecimento ao grande ser humano, uma pessoa de um coração sensível e que pensa no bem-estar do povo de Mapele e do povo de Simões Filho”, enfatizou o parlamentar.
Atualmente, a empresa Belov Engenharia está construindo em Mapele, dois navios de 500 toneladas cada para Petrobrás. Ele externou a sua gratidão.
“Quero agradecer por este Titulo, eu que nasci tão longe e agora tenho uma segunda Casa que é Simões Filho, muito obrigado”, disse Belov. No próximo dia 27/11, o escritor lança seu 8º livro, intitulado, “Alasca Muito Além da Linha do Horizonte”. O lançamento vai acontecer no Yacht Clube da Bahia, na Barra, em Salvador.
TRAJETÓRIA
Aleixo Belov, nascido Alexey Dimitrievitch Belov, nasceu durante a segunda guerra mundial, na cidade de Merefa, na Ucrânia, em 9 de janeiro de 1943. Ainda pequeno, imigrou junto aos pais, o agrônomo Dimitri e a médica Zinaida, primeiramente para a Polônia, depois Alemanha e Itália, se fixando no Brasil quando tinha 6 anos de idade. Casado com a advogada Lygia, o navegador é pai de cinco filhos (Marúcia, Mariana, Lara, Alana e Alexey) e avô de três netos.
Com inúmeros desafios, uma história de vida de muita superação. Aleixo Belov já deu cinco voltas ao mundo com veleiro e hoje tem 76 anos de idade. Ele é ex-professor de engenharia civil, da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, além disso, recebeu diploma da Marinha do Brasil por ser o primeiro velejador brasileiro a completar uma volta ao mundo em solitário, num barco à vela.
Como escritor, narrou sua primeira viagem no livro “A Volta ao Mundo em Solitário” lançado em 1981 pela Editora Nórdica. Em outubro de 2011, completou sua 4ª volta ao mundo, desta vez a bordo do veleiro-escola “Fraternidade”, um veleiro com 21,50 metros de comprimento especialmente construído pelo empresário para a viagem, tendo o casco constituído de aço carbono e o convés de aço inox. Nesta viagem, Belov, foi acompanhado por jovens alunos biólogos, engenheiros e cineastas, tendo saído de Salvador em janeiro de 2010. Em agosto deste ano, completou um ano que voltou do Alasca. A quinta viagem foi registrada no seu livro intitulado: “O Veleiro Escola Fraternidade na Antártica”.
Entre as honrarias já recebidas, o navegador já recebeu da presidência da República Federativa do Brasil, o Titulo de Cavalheiro da Ordem Mérito Naval.