Rede Imprensa

Fanfarra de Simões Filho, “Show Contemporânea” encanta público no desfile da Independência da Bahia

Redação Rede Imprensa / Marcos Castelli

Com 17 anos de história e um legado que a cada ano solidifica e se destaca como uma das grandes fanfarras de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Banda Show Contemporânea da Bahia, na tarde desta terça-feira (02/07), deu um brilho especial com ritmo, sincronia e com instrumentos afinados e impecável coreografia, participou do desfile cívico, em comemoração aos 196 anos de Independência da Bahia.

Durante o trajeto iniciado na Praça da Sé, próximo à Prefeitura soteropolitana até o Campo Grande, a Banda Show Contemporânea, entre dezenas de fanfarras que participaram do evento cívico, coloriu a avenida e pontuando, inclusive, com os aplausos do grande público aos seus componentes que em mais um ano consecutivo marcaram presença no desfile que destaca a principal data do calendário baiano.

Reportagem e Fotos: Marcos Castelli / Rede Imprensa

“Simões Filho sempre teve uma boa representatividade nos eventos cívicos, principalmente no que tange sobre a Independência da Bahia, onde as fanfarras são tradicionais nos desfiles e este ano é a única representante da cidade aqui em Salvador e a Escola Reitor, através da Banda Show Contemporânea vem já alguns anos representando e isso fortalece porque Simões Filho foi peça fundamental na história da Independência da Bahia”, disse o regente e presidente da fanfarra, Elsimar Santana em entrevista ao “Rede Imprensa”.

Com todo cuidado e prioridade de sempre levar alegria ao público que se encanta ao som das fanfarras, caracterizado de “palhaço”, o cantor simõesfilhense e liderança na fanfarra, Luan Ferreira, desta vez também levou a sua filha Luna, de 1 ano e 8 meses. “É um sentimento de emoção e costumo dizer que fanfarra é família e hoje pra nós é gratificante estrear mais uma vez no “2 de Julho” e trouxe minha filha fantasiada junto comigo para fazermos a alegria das pessoas e relembrar a nossa velha infância”, afirmou.

Já o jovem Alysson Campos, membro da diretoria, mais uma vez participar do evento cívico, representou “um momento único, onde sempre uma vez no ano os integrantes da fanfarra se preparam para dá um “show de apresentação”. “Nós ficamos muito satisfeitos por sermos convidados mais um ano pelo Governo do Estado”, pontuou.

Sobre o aspecto cultural e decisivo no sentido de expressar toda luta cultural pela busca de parcerias e fortalecimento do projeto, a esperança segundo o presidente Elsimar, é que o “Governo do Estado invista um pouco mais com as fanfarras”. “Nós estamos tendo o apoio do Governo Municipal que acreditamos que vai se fortalecer nos próximos anos e as empresas também de Simões Filho devem ter esse olhar para a cultura porque a cultura do município está morrendo pela falta de apoio dos empresários, e é necessário que eles também tenham este olhar para a cultura simõesfilhense”.

Todo o esmero e qualidade na percussão têm a contribuição do trabalho de direção do jovem Diego Mota. “Hoje é um dia especial e fica o sentimento de satisfação por saber que nós concluímos mais uma etapa do 2 de Julho”, declarou.

Com 17 anos de história completados no mês de Junho, cerca de 2 mil pessoas já passaram pela “Show Contemporânea da Bahia”. No mês de agosto inicia o Campeonato de Fanfarras na Bahia e a grande expectativa é participar e trazer mais uma final para o município de Simões Filho, o famoso “Cinfansim” (Concurso Intermunicipal de Bandas e Fanfarras).

“Hoje a fanfarra passa por algumas dificuldades como uniforme e materiais e não sabemos se vamos suprir isso até o início do campeonato, mas a expectativa que a banda Show Contemporânea participe do campeonato e que possamos trazer mais uma final para Simões Filho, mas com certeza teremos um grande evento de fanfarras no município ainda este ano”, concluiu Elsimar.

VEJA MAIS FOTOS:

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também