A Fundação Fabamed, que administra hospitais, emergências obstétricas e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) nos municípios de Salvador, Simões Filho, Barra e Seabra, faz um alerta para que as puérperas não deixem de realizar a imunização dos recém-nascidos com as vacinas BGC e Hepatite B, preferencialmente, até 12 horas após o nascimento.
De acordo com a diretora da Fabamed e do Hospital Municipal de Simões Filho, Cláudia Carvalho, “aqui realizamos cerca de 100 partos por mês e ainda na maternidade aplicamos as vacinas. Explicamos para as mamães que ao nascer, os bebês necessitam de muitos cuidados, pois, não possuem as defesas do corpo necessárias para combater infecções e doenças. É por esse motivo que as vacinas são tão fundamentais, principalmente nos primeiros momentos de vida”, explica a diretora.
A recomendação da Fabamed leva em consideração o atual cenário epidemiológico da Bahia. “A imunização oportuna dos recém-nascidos ainda nas maternidades, evita deslocamentos desnecessários para unidades de saúde e os consequentes riscos de transmissão do coronavírus”, complementa Cláudia Carvalho.
Vacinação
A BCG é uma vacina com dose única, que protege o recém-nascido do Bacilo Calmette-Guerin que causa a tuberculose, uma doença altamente infecciosa e transmissível. Essa vacina normalmente é aplicada na via intradérmica, deixando aquela conhecida cicatriz no braço direito, que pode formar-se até os 6 meses.
Já a vacina contra a Hepatite B tem uma eficácia protetora elevada, sobretudo nas crianças. A vacina contra Hepatite B é eficaz na prevenção da infecção com o VHB quando aplicada antes ou logo após a exposição.