Em menos de um mês, o Hospital Municipal de Simões Filho (HMSF), que é administrado pela Fundação Fabamed, realizou 45 procedimentos cirúrgicos eletivos nas áreas de cirurgia geral e ginecologia. A retomada das cirurgias eletivas ocorrem em um momento de declínio da pandemia do coronavírus (Covid-19), com a expectativa de alcançar 80 procedimentos por mês. Em virtude das recomendações do Ministério da Saúde, Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), as agendas tinham sido suspensas durante o período mais crítico da pandemia.
A diretora geral da unidade e da Fundação Fabamed, Cláudia Carvalho, esclarece que “os procedimentos são agendados no ambulatório anexo ao hospital, contemplando cirurgia de hérnia inguinal e umbilical, retirada de lipoma, histerectomia, mioma, colpoplastia e laqueadura”, afirma a diretora da entidade que administra o hospital.
Ainda segundo a diretora, a suspensão temporária das agendas foi uma das estratégias de contingenciamento ao avanço do novo coronavírus que chegou a Bahia no primeiro trimestre. “A medida teve caráter preventivo e visava a diminuição do grande fluxo diário de pacientes, permitindo assim a continuidade dos serviços essenciais de forma segura”, explica Cláudia Carvalho.