Marcos Castelli / Rede Imprensa
Com a visão humanitária de ofertar “educação com princípios cristãos e, sobretudo, exercitar a palavra de Deus de forma prática tendo como base o atendimento de famílias e comunidades”, assim se define a missão do “Projeto Educa”, existente há cinco anos no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Tendo como idealizador o pastor Ramon Lacerda, líder da Igreja Evangélica do Brasil (IEB), na noite desta quinta-feira (19/12), realizou uma linda festa de confraternização. O evento marcado por expressiva participação de famílias simõesfilhenses, contou com uma noite memorável com direito a um jantar especial, sorteio de brindes e som ao vivo, em reconhecimento à importância do projeto, reunindo desta forma, diversas lideranças eclesiásticas de cidades vizinhas como Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador, além de voluntários e famílias do município assistidas pela iniciativa.
“Eu acredito que é algo de Deus cuidar das pessoas, e foi Deus que nos deu o direcionamento de começar com o projeto de reforço escolar gratuito na comunidade Riacho Doce”, pontuou o idealizador Ramon Lacerda.
Com cinco anos de história, além do Riacho Doce (comunidade base e de sustentação do Projeto “Educa”), comunidades como “Convel”, “Poeirão”, “Travessa Ceará”, também já foram beneficiadas com iniciativas e já realizou diversas ações sociais, dentre elas, atendimento médico, jurídico e psicológico, serviços do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), além de ações pioneiras como palestras nas comunidades, associações e escolas, com temas voltados para a Defesa das Crianças e Adolescentes e contra o abuso sexual infantil, como também palestras em Defesa da Mulher. Recentemente o “Educa” realizou o I Fórum da Mulher, na comunidade Riacho Doce.
Homenageado durante o evento, Ramon Lacerda, não conseguiu esconder a emoção, após ser surpreendido com um vídeo em que foi apresentado diversos depoimentos de familiares, amigos e filhos em Cristo. De acordo com ele, a ideia prioritária é no próximo ano, “cada criança receber fardamento do projeto e lanche pela manhã e pela tarde”.
Com notável e notória credibilidade perante a sociedade simõesfilhense, após três anos consecutivos da “Caminhada Profética” que sempre defendeu temas voltados à defesa e o acolhimento, às crianças, contra o abuso sexual infantil e as mulheres, contra a violência e números estarrecedores de feminicídios, Lacerda, em entrevista ao “Rede Imprensa”, revelou que atualmente as ações do “Educa”, assistem cerca de 90 crianças.
“O projeto não atende apenas crianças, mas assiste a família porque é preciso tratar dos pais para quando a criança sair do ambiente do projeto possa voltar para uma família que também estar se reestruturando, e quando percebemos o afastamento da família, então vimos a necessidade e começamos a trabalhar na comunidade”, explicou.
Segundo o pastor presidente da IEB Salvador, Marcos Paulo Lima, “o Projeto Educa tem feito a diferença em Simões Filho”, e foi além pontuando que ver o “empenho e determinação de Ramon nas questões sociais”, e aproveitou para acrescentar um futuro positivo na vida do idealizador. “Nós sabemos que a política está se renovando e cada dia que passa tem surgido pessoas com o coração limpo, honesto e disposto a trabalhar de verdade pelas comunidades e eu vejo em Ramon, através do “Educa”, alguém que tem se esforçado com os meios que tem para levar um pouco de alegria, tranquilidade, paz e refrigério para as comunidades aqui em Simões Filho”, disse.
Lucas Nogueira, há cinco anos conheceu o pastor e aceitou Jesus Cristo. Ele conta com muita satisfação, a diferença na sua trajetória de vida, após se dedicar e servir pessoas por meio do Projeto Educa. “O projeto para mim representa algo bastante significante porque eu não tinha nenhuma perspectiva de vida, simplesmente, era mais um drogado, e nesse projeto tive a oportunidade de servir as pessoas, onde hoje atuo como diretor geral”, pontuou.
Cerimonialista da noite, a pastora Adriana, mãe do Ramon Lacerda incentivou a união para o fortalecimento da nobre causa. “Vamos nos unir as nossas forças, as nossas mãos e nos unirmos em Cristo Jesus, porque assim, podem ter certeza que deixaremos um positivo legado para nossos filhos, netos, filhos de nossos amigos, enfim, toda uma geração que vai ser atingida pelo amor e se nós tivermos o amor no coração esse projeto vai crescer e expandir nesta cidade e quando nós nos ajuntamos ao amor é só vitória”, celebrou.
Além de expressivo número de pessoas, a confraternização foi marcada pela presença de líderes evangélicos, entre eles: Marcos Paulo Lima (presidente da IEB Salvador), Alessandro Oliveira e Adriana (IEB Camaçari), Edmilson evangelista (Camaçari), Gleidson Faleiro (Líder dos Jovens – Lauro de Freitas) e Edi Venas (IEB Salvador).
VEJA MAIS FOTOS: