O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, afirmou hoje (16) ao explicar o Plano Integrado de Segurança para as eleições deste ano que a Polícia Federal (PF) tem instrumentos para identificar disseminadores de notícias falsas.
“Nosso pedido é que todos os cidadãos, todas as pessoas, colaborem com a lisura do processo eleitoral. O exercício da cidadania pressupõe isso, ou seja, que grupos que queiram se organizar para disseminar notícias falsas não o façam, porque se o fizerem e houver um elemento indicativo que chegue à Polícia Federal dessa situação, hoje a PF tem condição de detectar a origem, os participantes e, à luz das investigações, iniciar um processo de natureza criminal perante à própria Justiça eleitoral”, disse o ministro.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que o TSE está engajado no combate às fake news e disse ter ficado alegre com a afirmação de Rolando Alexandre de Souza, diretor da PF, que o órgão tem como identificar a origem dos conteúdos.