O prefeito de Simões Filho, Dinha Tolentino, na manhã desta quinta-feira, 19/03, durante entrevista ao programa Bahia no Ar, pela emissora de rádio Sucesso FM, confirmou dois primeiros casos suspeitos do coronavírus (COVID-19), na cidade.
Um dos pacientes, morador do bairro Parque Continental, teria tido contato com uma pessoa que teria chegado recentemente da Itália, país europeu que vem registrando um alarmante índice de mortalidade devido ao coronavírus.
De acordo com informações do mandatário municipal, os primeiros pacientes a apresentarem sintomas, no território simõesfilhense, deram entrada nesta última quarta-feira (18/03), no Hospital Municipal de Simões Filho.
Ainda de acordo com o alcaide, “foram colhidos os materiais para análise para a realização de exames no Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen)”.
Para que seja confirmada a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. A expectativa é que o resultado saia nos próximos dias.
Ambos os pacientes, estão em isolamento domiciliar, enquanto aguardam os resultados dos exames e serão acompanhados pela Secretaria Municipal de Simões Filho.
DECRETO:
Na última segunda-feira, 16/03, durante entrevista coletiva, o prefeito anunciou medidas preventivas para minimizar impactos do novo Coronavírus (Covid-19), na cidade.
Para garantir o controle da prevenção, o prefeito sinalizou que haverá a fiscalização. “Vamos fiscalizar com todo rigor e estaremos de plantão nas unidades de Saúde para que possamos acompanhar passo a passo, dá toda assistência e buscar realmente um cenário de mais segurança para o povo de Simões Filho”, pontuou.
Entre as medidas adotadas, a partir de terça-feira (17), ficaram suspensas por 15 dias, as aulas nas escolas da rede municipal, podendo haver prorrogação. A orientação também é válida para os colégios particulares licenciados pela Prefeitura Municipal de Simões Filho.
Também estão suspensos, pelo prazo de 90 dias, prorrogáveis por igual período, eventos, de qualquer natureza, que exijam licença do Poder Público bem como aqueles apoiados ou patrocinados pela gestão municipal. Além de eventos coletivos para público igual ou superior a 150 (cento e cinquenta) pessoas, realizados por órgãos ou entidades da Administração Pública direta, dos setores privados, com ou sem fins lucrativos, que impliquem em aglomeração de pessoas.
Durante 15 dias corridos estão suspensos o funcionamento de estabelecimentos como: academias de ginástica; casas de shows e parques infantis privados.
As iniciativas preventivas se justificam na necessidade de conter aglomerações de pessoas, e como forma de minimizar o possível risco de disseminação e contaminação pela doença.
Já nesta quarta-feira, 18/03, Dinha se reuniu com a equipe do Comitê Intersetorial e determinou a implantação de uma unidade com leitos de retaguarda, para caso surjam pacientes sintomáticos. Ainda serão desenvolvidas ações de conscientização e prevenção em pontos estratégicos do município, a exemplo do Mercado Municipal, Centros Comerciais e Pontos de Ônibus.
Confira o decreto na integra:
http://simoesfilho.ba.gov.br//pub/prefeituras/ba/simoesfilho/2020/proprio/4672