Marcos Castelli | Rede Imprensa
Com a notificação de alguns casos considerados suspeitos e em análise do novo agente do Coronavírus no município, e após informar neste sábado (04), o “primeiro caso confirmado de Covid-19”, em território simõesfilhense, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), o prefeito Dinha Tolentino e a secretária municipal de Saúde, Iridan Brasileiro, na manhã deste domingo (05), logo cedo, se reuniram com a equipe técnica e gestores da Saúde para discutir as ações de enfrentamento realizadas até o momento e avaliar as novas medidas que deverão se adotadas pela gestão municipal. Vale lembrar que ate o momento, 12 casos suspeitos já foram descartados em Simões Filho e outros 3 seguem em investigação.
O encontro contou com o reforço do secretário e ex-secretário de Saúde, do município de Camaçari, Dr. Duplat e Elias Natan, e como destacado pelo alcaide, oportunizou a “troca de experiências”, seguindo a máxima de que “juntos somos mais fortes”. O encontrou ainda contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Econômico, Alan Lima e do presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu.
Neste sábado após registrar o primeiro caso de Coronavírus na cidade, o Chefe do Executivo Municipal, anunciou que já autorizou a compra de testes rápidos para ofertar mais rapidamente os diagnósticos. Ele também sinalizou neste domingo (5), através de transmissão ao vivo nas redes sociais, a aquisição de ‘sensores de temperatura’, para viabilização das pessoas nas ruas.
Entre diversas iniciativas da Prefeitura de Simões Filho, a conclusão e aquisição de equipamentos, que deverá acontecer na próxima terça (07), na Unidade Referência para pacientes sintomáticos, na UPA-CIA 1, com a implantação de leitos de retaguarda.
Além disso, a gestão municipal segue prestando assistência aos grupos de vulnerabilidade social do município, a exemplo do Disk Beneficio (71 3295-3570), para que integrantes desses grupos entrem em contato e recebam apoio. Além de mediar o acolhimento de pessoas em situação de rua e disponibilizar um canal de “Apoio Psicológico” para simõesfilhenses em isolamento social (9 8546-5741).
Na última segunda-feira (30), o prefeito Dinha prorrogou por mais 15 dias, a suspensão de aulas em escolas públicas e privadas. O decreto municipal, mantém a suspensão de atividades em casas de show, academias e parques infantis da cidade até o dia 14 de Abril. Outras iniciativas do Poder Público segue em assistência como a entrega de kits de limpeza e higienização a instituições da cidade, além da distribuição de cestas básicas aos idosos, deficientes e quilombolas.
Os munícipes podem entrar em contato com a Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS), através dos números: 3296-1704 ou 98546-5909.
COVID-19
Corona é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo vírus, Covid-19, foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, na China. A contaminação pelo vírus mais comum ocorre de pessoa para pessoa, pelas gotículas respiratórias ou contato direto com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido de contato com boca, nariz ou olhos. Os primeiros sintomas da infecção aparecem de 2 a 14 dias após a contaminação.
Prevenção: “Ficar em casa, isolamento social”, bem como medidas recomendadas para evitar o contágio que são: lavar as mãos frequentemente com água e sabão. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool, evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, evitar contato próximo com pessoas doentes, evitar aglomerações, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.