Marcos Castelli | Rede Imprensa
A Prefeitura de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, publicou na última segunda-feira (20) um decreto em que recomenda o uso de máscaras de proteção no município durante a pandemia da Covid-19.
“Fica recomendado, no âmbito do Município de Simões Filho, o uso de máscara de proteção por toda população quando fora do ambiente domiciliar”, diz o Art. 4, do Decreto Municipal de Nº 280/2020.
Com alguns critérios, a Prefeitura estabeleceu regras de funcionamento dos estabelecimentos comerciais durante o período de duração do estado de emergência provocado pelo novo agente do Coronavírus (COVID-19).
Neste sentido, o Poder Público determina que as máscaras também devem ser utilizadas em estabelecimentos com o funcionamento autorizado [estabelecimentos comerciais com até 200² (duzentos) metros quadrados, ficam autorizados, a partir de 22 de abril de 2020, a realizar operações comerciais por entrega a domicílio, receber faturas e pagamentos, bem como desenvolver estratégias de vendas à distância, podendo o cliente efetuar a retirada da mercadoria na loja entre o período compreendido das 08:00h às 13:00h].
O Poder Executivo Municipal sinaliza ainda que os “estabelecimentos comerciais autorizados” deverão disponibilizar aos funcionários todos os EPI’s e itens de higienização necessários para prevenção de contágio, notadamente, álcool gel 70% e máscara de proteção. Além destes itens, disponibilizar aos consumidores a possibilidade de higienização das mãos com água, sabão e álcool gel 70%; Impedir o acesso dos clientes ao interior do estabelecimento e manter o interior do estabelecimento comercial ventilado.
Nesta quarta-feira (22), o município de Simões Filho registrou o 7º caso confirmado do novo coronavírus. O paciente é do sexo masculino e morador do bairro CIA II. Dos 7 casos confirmados, 5 seguem em observação e 2 estão recuperados. Além disso, 61 casos suspeitos foram descartados e 11 estão em investigação. As áreas com registros são: CIA I (03), CIA 2 (02), Centro (01) e Pitanguinha (01).