O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta sexta-feira (27) que as medidas de proteção à vida serão retomadas nos bairros da capital baiana, sem fechar o comércio ou restringir a mobilidade. O motivo é o avanço da pandemia de coronavírus e o crescimento da taxa de ocupação de leitos de UTI.

Serão implantados testes sobre o coronavírus, higienização da calçada e distribuição das máscaras. O anúncio de quais bairros passarão por essas medidas será na segunda-feira (30), inicialmente com duas regiões.
Confira as medidas que serão tomadas pela prefeitura de Salvador:
Plano de Remobilização de leitos de Covid-19;
Elaboração do plano de imunização visando a logística e aplicação da vacina contra a Covid-19 na cidade;
Isolar e rastrear contatos (Projeto Salvador Protege);
Renovação do Reda – Covid-19;
Realização e acompanhamento do soroinquérito nos 12 distritos sanitários;
Acompanhamento das ações do plano de contigência;
Disponibilização da testagem domiciliar para casos especiais;
Acompanhamento das instituições de longa permanência de idosos;
Implantação de sistema tira-dúvidas (aplicativo/totem) nas unidades de saúde;
Mensagens via SMS sobre medidas de prevenção e controle do Covid-19 para os casos suspeitos notificados nos sistemas SIVEP GRIPE e ESUS;
Testagens de professores da ativa e alunos da rede municipal acima de 15 anos de idade;
Divulgação das medidas de prevenção nas aulas online (Agente Mirim Covid);
Criação de jogos interativos para divulgação de medidas de prevenção e controle do Covid-19;
Ampliação da testagem nos bairros com mais incidência;
Intensificar as ações da vigilância sanitária – visa, em relação ao cumprimento dos protocolos nos bairros com maiores incidências de casos;
Distribuição de cestas básicas em dezembro: 160 mil destinadas às crianças da rede escolar municipal, às creches conveniadas e as crianças do programa pé na escola; 5 mil para as organizações sociais, famílias com crianças com microcefalia e serviços sócio/assistenciais.