Por Redação Rede Imprensa / Marcos Castelli
O Plenário Walter Jorge dos Santos, na Câmara de Vereadores de Simões Filho, na tarde desta quinta-feira (25/04), recebeu autoridades do Legislativo Estadual, no encontro proposto pela anfitriã, a primeira-dama do município e deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), para a realização da primeira Audiência Pública Itinerante do Território Metropolitano, cujo tema levou com riqueza de detalhes a “Violência contra a Mulher, Feminicídio e Políticas Públicas de Enfrentamento e Superação”.
“Hoje é um dia muito especial para mim que estou como deputada estadual representando esta cidade; fui vereadora, estou primeira-dama e ver a nossa cidade sediando uma Audiência da Comissão dos Direitos da Mulher da ALBA me deixa muito feliz e me dá a convicção que estamos no caminho certo”, declarou a deputada Kátia Oliveira.
Iniciada por volta das 15h, com Casa cheia, a Audiência Pública contou com diversas autoridades municipais, como o prefeito Diógenes Tolentino, vice, Sid Serra, secretária municipal de Políticas para Mulher, Andrea Almeida, secretários municipais, Presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, vereadores, autoridades militares e foi conduzida pela Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pela deputada Olívia Santana (PC do B) e que tem a emedebista, Kátia Oliveira como membro do importante Colegiado do Parlamento Estadual.
O deputado estadual Jurailton Santos marcou presença no encontro, além de representantes da deputada Fabíola Mansur e do deputado Jacó. Também marcaram presenças, a Sra. Flávia Reis que representou a secretária estadual de Políticas para Mulher, Julieta Palmeira e a coordenadora do CRAM de Candeias, a pedagoga Glória Santos.
Em Simões Filho, a Comissão dos Direitos da Mulher, entre suas diversas e importantes intervenções, discutiu o crescimento da violência e o empoderamento feminino na política. Além disso, a Subcomandante da Ronda Maria da Penha, a capitã Alcilene Coutinho, apresentou diversas narrativas focadas nos casos de violência e enfrentamento.
De acordo com a deputada Olívia Santana (PC do B), o encontro teve como objetivo aproximar a Assembleia Legislativa da vida da população, no caso da vida das mulheres simõesfilhenses, e escutar, ouvir e saber o que está acontecendo em termos de políticas públicas no município.
“É por isso que é muito importante escutar a experiência que está sendo desenvolvida em Simões Filho e pensar quais são as carências e lacunas que nós podemos suprir, para que nós possamos fazer um trabalho na Assembleia levando em conta este diagnóstico, as necessidades reais e fazer algo que tenha haver de fato com as necessidades da população”, explicou à legisladora.
Presente na Audiência Itinerante, a secretária municipal de Políticas para a Mulher, Andrea Almeida, enquanto recepcionava as deputadas no CRAM, avaliou o encontro como uma “grande dia para a cidade em relação às políticas públicas para Mulheres por receber no CRAM uma comitiva de deputadas, onde a deputada Kátia sempre teve a sensibilidade pela questão da violência contra a mulher, do empoderamento, e através, dela, hoje o município pôde receber a primeira Audiência Pública da Comissão da Mulher da ALBA.”
Segundo dados oriundos do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM / Datasus) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), Simões Filho é a 6ª cidade mais perigosa para a mulher viver na Bahia e o 28º colocado no ranking no Brasil.
Na luta contra a violência, Kátia Oliveira, recentemente encaminhou ao Governo do Estado uma indicação solicitando a implantação de uma Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam). A presidente do Colegiado, em entrevista, reforçou o seu apoio para que a DEAM seja implantada em Simões Filho.
“É importantíssima esta busca da deputada Kátia Oliveira e conta com meu apoio nesta indicação porque isto vai em direção daquilo que queremos, porque nós queremos que mais DEAM’s sejam implantadas, como também a capacitação de policiais para que a equipe tenha a capacidade de receber a mulher vítima de violência, e justifica sim, a necessidade de uma DEAM aqui e vamos recomendar como resultado desta Audiência Pública”, destaca Olívia Santana.
Antecedendo a audiência pública, as deputadas Kátia Oliveira, Olívia Santana e representantes de deputados visitaram o Centro de Referência de Atendimento à Mulher Nilda Fiúza (CRAM), equipamento construído com recursos próprios da Prefeitura Municipal e inaugurado no dia 28 de março.
O CRAM, indicação de Kátia Oliveira, enquanto vereadora é um espaço destinado a prestar acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social e orientação e encaminhamentos jurídicos necessários à superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher.