Rede Imprensa

Simões Filho: 1ª semana de junho soma 121 casos da covid-19; em março prefeito já reforçava isolamento social

Marcos Castelli  | Rede Imprensa

A evolução na circulação do novo agente do Coronavírus (Covid-19), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, reforça mais ainda o pedido do prefeito Dinha Tolentino que desde o início do enfrentamento [através de transmissão ao vivo nas redes sociais], destacava para que a população respeitasse o isolamento social como principal arma para evitar a disseminação do vírus no território simõesfilhense. Além disso, os munícipes manterem ações preventivas como evitar aglomerações, usar máscara e álcool em gel.

Apesar de diversas iniciativas adotadas pela administração municipal, a primeira semana do mês de junho, a curva no número da doença disparou na cidade. Na segunda-feira, 01 de junho, Simões Filho registrava 208 casos confirmados da Covid-19 e 13 óbitos. Já neste domingo, 07/06, os casos confirmados somaram 329 diagnósticos positivos, ou seja, aumentou 121 casos em apenas 7 dias. Já os óbitos, subiram de 13 para 18 em uma semana.

Em março, Dinha Tolentino alertava e pedia a colaboração da população para “ficar em casa”, ou seja, contribuir para o isolamento social, a principal arma de defesa para a não contaminação da doença. “A situação é crítica, participei de uma reunião com técnicos da saúde, durante o sábado, e as projeções não são boas. Para impedir isso, nós precisamos neste momento ficar em casa”, disse o prefeito por meio de Live no dia 22 de março.

Prefeito Dinha Tolentino

Até o momento do total de 329 casos confirmados, 151 são homens e 178 mulheres. Já os bairros que lideram em número de casos, entre as 29 localidades registradas são: CIA I (46 casos), KM 25 (31 casos), Ponto Parada (29 casos), Centro (27 casos), Pitanguinha (27 casos) e Vida Nova (22 casos).

Entre as diversas ações que vem sendo executadas pela Prefeitura de Simões Filho, na última segunda-feira, 01 de junho, o prefeito Dinha entregou a Unidade de Enfrentamento ao Coranavírus, situado ao lado da UPA-CIA I. A unidade possui 22 leitos exclusivos para pacientes sintomáticos.

Entre outras amplas ações de combate à Covid-19, o município vem adotando, a capacitação dos profissionais da saúde, testes rápidos, desinfecção de equipamentos públicos, barreiras sanitárias em diversas localidades da cidade, toque de recolher, fechamento do comércio local, distribuição de máscaras, produtos de higiene e limpeza para instituições, doações de cestas básicas, merenda em casa e auxílio emergencial de R$ 220 para ambulantes e feirantes do Mercado Municipal.

Vale lembrar também a suspensão das aulas, academias, eventos na cidade para evitar as aglomerações, porque assim favorece a disseminação do vírus. Através do decreto 172/2020, foi criado o Comitê Intersetorial que trata sobre as medidas e diretrizes de saúde para o desenvolvimento de ações preventivas e com finalidade precípua de resguardar as vidas simõesfilhenses.

O prefeito Dinha na última sexta-feira, 05/06, suspendeu sua agenda pública para fazer o teste para Covid-19, após ter contato com um servidor que testou positivo para à doença. Ele usou as redes sociais e informou que até resultado irá manter o trabalho em casa, ou seja, em isolamento social.

CONFIRA NÚMEROS DA COVID-19 NOS BAIRROS [DADOS DO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO DESTE DOMINGO, 07/06]:

Aratu (07)

CIA I (46)

CIA II (13)

Centro (27)

Coroa da Lagoa (10)

Cova da Gia (01)

Cristo Rei (10)

Cotegipe (01)

Engenho Novo (03)

Estrada de Candeias (08)

Eucalipto (08)

Góes Calmon (03)

Guerreiro (02)

Ilha de São João (13)

Jardim Renatão (02)

 KM 25 (31)

Km 30 (14)

Mapele (07)

Palmares (01)

Parque Continental (13)

Paulo Souto (02)

Pitanguinha (27)

Ponto Parada (29)

Santa Luzia (01)

Santa Rosa (01)

Santo Antônio do Rio das Pedras (10)

São José (01)

Simões Filho I (14)

Vida Nova (22)


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também