Rede Imprensa

Simões Filho: Confira alguns avanços conquistados na Saúde; prefeito vai investir mais R$ 4 milhões no setor

REDAÇÃO REDE IMPRENSA

No último domingo (15), Simões Filho, município situado na Região Metropolitana de Salvador (RMS), conquistou mais um avanço no setor da saúde, a ampliação da Atenção Básica, importante estratégia que garante resultados satisfatórios para o funcionamento do Sistema Único de Saúde/SUS.

 

A nova Unidade de Saúde da Família (USF), que leva o nome de “Maria Vitalina dos Santos”, localizada em Pitanga de Palmares, é o segundo equipamento entre as cinco que serão entregue pelo prefeito Diógenes Tolentino. Outras USF, brevemente serão inauguradas e estarão à disposição dos munícipes, nos bairro: Ponto Parada, Eucalipto e Conjunto Residencial Alvorada, em Simões Filho I.

Famílias das duas comunidades simõesfilhenses e bairros vizinhos, a exemplo do Cristo Rei, com a Unidade Básica de Saúde João Marques de Souza e em Pitanga de Palmares, receberam os equipamentos de saúde pública e passaram a contar com mais comodidade, além de assistência qualificada, equipe multiprofissional e serviços básicos como: vacina, triagem, testes rápidos entre outros.  Segundo a Prefeitura Municipal, através de balanço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), durante o mês, na UBS do Cristo Rei são realizados aproximadamente 700 atendimentos, por cada equipe de Saúde da Família, além de visitas domiciliares e atividades de promoção/prevenção à saúde.

UBS no Cristo Rei

O reforço na Atenção Básica amplia melhores condições nos atendimentos, diagnósticos, além da comodidade dos pacientes serem tratados próximo de suas residências. “Diariamente trabalhamos para ampliar a oferta de serviços, humanizar os atendimentos e promover a redução de índices de enfermidades”, pontua Dinha, prefeito.

Somente nos últimos 2 anos e 9 meses de governo, a Prefeitura de Simões Filho conseguiu ampliar o orçamento da saúde de 15% para 25%, percentual maior do que o estabelecido por Lei. Ainda de acordo com o Gestor Municipal, um dos maiores empenhos da sua gestão é continuar a considerar a saúde como prioridade em Simões Filho.

“Vamos sim, investir quase R$ 4 milhões em equipamentos para equipar o Hospital Municipal para que os médicos tenham capacidade de fazer um diagnóstico e fazer aquilo que deve ser feito aqui em Simões Filho na Saúde”, garantiu Dinha prefeito, durante o ato de entrega do Eco Park Tanque do Coronel, na última quinta-feira (12).

Prefeito Dinha Tolentino (Foto: Danillo Canuto)

Ainda com relação aos avanços destacados no setor de saúde: novos equipamentos adquiridos e serviços como: aparelho de Raio-X descentralizado, mesa cirúrgica, aparelhos oftalmológicos, ventiladores pulmonares, climatização da enfermarias 2, construção de espaços de vivência e convivência, recuperação do Anexo ao Hospital Municipal, ativação da Sala de Vacina, implantação do teste do olhinho e da Unidade interligada do Registro Civil de Nascimento, responsável pela emissão gratuita e imediata de certidões de nascimentos dentro do local, além disso, o aprimoramento da gestão do hospital com o incremento da rede cegonha com 90% das gestantes vinculadas ao Hospital, efetivação do cartório na Unidade de Saúde e humanização do parto.

Somente nos três primeiros meses deste ano, com um modelo de atendimento humanizado e acolhedor, o Hospital Municipal realizou 386 partos, divididos entre cesáreos e normais, tornando-se referência em maternidade na RMS. Destaque também para cirurgias eletivas sendo realizadas de forma continuada, inclusive, com parcerias em hospitais de Salvador.

Nova Sala de Estabilização do Hospital Municipal de Simões Filho

Uma das grandes conquistas do atual Governo, o Hospital de Simões Filho recebeu uma nova e moderna Sala de Estabilização (SE). Segundo a Prefeitura, a aquisição representa a ampliação no número de atendimentos, e isso implica concomitantemente em mais vidas que poderão ser preservadas. A sala conta com 4 leitos para pacientes graves, que serão monitorados e tratados, possibilitando assim, uma evolução mais rápida e promissora do quadro.

A expectativa do prefeito e continuar trabalhando para fortalecer cada vez mais a qualidade do atendimento, com o objetivo principal de dotar o Hospital Municipal com um Centro de Imagem e futuramente uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A nova Sala de Estabilização conta com equipamentos de tecnologia avançada como: monitor multparamétrico, ventilador pulmonar, cardioversor e EGC, além de acolhimento mais eficaz e humanizado.

Atualmente, trabalham em ritmo de escala, na urgência e emergência do Hospital 10 médicos plantonistas, diariamente, sendo: 3 pediatras, 2 clínicos, 1 ortopedista, 1 anestesista, 2 obstetras, 1 neonatologista e 1 cirurgião.

Anexo ao Hospital  Municipal

Em 2017, no primeiro ano da gestão Dinha, o Anexo do Hospital Municipal de Simões Filho passou a contar com mais especialidades médicas e houve ampliação de atendimentos. Segundo a Prefeitura, após estudo, verificou a necessidade da ampliação do quadro de especialidades.

Na unidade de saúde, a população conta com Angiologista Clínico e Cirúrgico, Endocrinologista, Clínica Médica, Pediatra, Neurologista, Pneumologista, Ortopedista (pediátrico, coluna, geral), atendimento de enfermagem, dentre muitos outros.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também