O prefeito Dinha Tolentino, decretou situação de emergência em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e a partir desta segunda-feira, 23/03, suspende as atividades do Mercado Municipal e centros comerciais administrados pelo Poder Público. Apesar da cidade até o momento não registar nenhuma caso confirmado do Covid-19, as medidas que foram ampliadas, por meio dos decretos, números 175 e 181/2020, visam conter o avanço do novo Coronavírus.
Entre outras medidas previstas, estão suspensas pelos próximos 15 dias, o funcionamento de bares e casas de shows localizadas às margens das rodovias da BR-324, e BA’s 093 e 539, ambas situadas no território simõesfilhense.
De acordo com a Prefeitura Municipal, “os proprietários, gerentes ou administradores dos estabelecimentos mencionados que desrespeitarem a determinação, serão autuados pelas autoridades fiscalizadoras (Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Secretaria de Ordem Pública e demais autoridades competentes), podendo ter licenças suspensas e até serem denunciados ao Ministério Público”.
Quanto aos estabelecimentos comerciais das demais localidades de Simões Filho, fica a recomendação de suspensão total ou parcial das atividades.
Também estão suspensas as atividades das secretarias: Habitação, Esporte, Lazer e Juventude e Cultura. Já os atendimentos da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPM), segue com as atividades, mediante canal de atendimento telefônico, através do número (71) 98546-5591. Vale lembrar, as demais secretarias seguem funcionando com atendimento externo até 12h (meio-dia).
Nesta sexta-feira (20), as equipes da Prefeitura estiveram no Mercado Municipal e Rodoviária. A ação teve como objetivo passar noções de prevenção e medidas contra a disseminação do Covid-19 para os presentes nos espaços citados e pedir que as pessoas permaneçam em isolamento social.