A Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Vigilância Epidemiológica, órgão responsável pelo monitoramento da nova pandemia, confirmou na tarde deste último domingo, 22/03, mais dois casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19), no município, situado na Região Metropolitana de Salvador. Na semana passada, dois outros casos foram registrados, sendo um descartado e outro com teste negativo.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal, “as medidas para confirmação ou não, já foram adotadas e as amostras de ambos os pacientes já foram encaminhadas para o laboratório Lacen, na capital baiana, e estão em investigação, aguardando resultado”.
Embora Simões Filho, não tenha até o momento registrado casos confirmados ao covid-19, a gestão municipal segue com as medidas adotadas e de orientações e conscientiza a população para “ficar em casa”, como medida prioritária no enfrentamento da doença. Neste domingo, o prefeito Dinha, alertou os simõesfilhenses.
“A situação é crítica, participei de uma reunião com técnicos da saúde, durante o dia de ontem (sábado), e as projeções não são boas. Para impedir isso, nós precisamos neste momento ficar em casa”, disse o prefeito, através das redes sociais e completou: “Essa é a principal medida”.
A Prefeitura orienta a população simõesfilhense, que ao sentir qualquer desconforto respiratório, se faz necessário a busca por uma unidade de Saúde em caráter de emergência. A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que os sintomas mais comuns do novo coronavírus (Sars-Cov-2) são: febre, tosse e dificuldade de respirar. A organização diz, ainda, que alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarreia.
Neste momento, se faz necessário medidas de prevenção, como ficar em casa, evitar aglomerações, lavar as mãos constantemente com água e sabão, evitar tocar no rosto, evitar contatos próximos, tais como aperto de mãos e abraços. E, em caso de sintomas que correspondam aos citados, procure uma unidade de emergência mais próxima.
Os munícipes com sintomas ainda podem entrar em contato com a Coordenação de Vigilância e Proteção à Saúde (CVPS), através do número 3296-1704 ou 98546-5909.