MARCOS CASTELLI, Redação Rede Imprensa
A sobrinha de Irmã Dulce, “Santa Dulce dos Pobres”, a superintendente da OSID, Maria Rita Lopes Pontes será homenageada pela Câmara de vereadores de Simões Filho com o Título de Cidadã Simõesfilhense. A indicação de nº 166/2019 é de autoria do vereador Denilson das Neves Santos (PSD). A concessão foi aprovada por unanimidade durante sessão ordinária na manhã desta terça-feira (15), e a honraria será entregue no dia 06 de novembro, véspera do aniversário da cidade.
O legislador justificou a concessão do Título Honorário. “Uma pessoa que tem uma história de trabalho em nosso município, na Grande Salvador e reconhecida na Bahia e no Brasil”, pontuou. “Aqui nós sabemos dos serviços de Irmã Dulce, e desde quando cheguei aqui no município em 1970 já tinha o orfanato”, acrescentou Deni da Metalúrgica.
Ainda de acordo com o parlamentar, “a Câmara não poderia deixar de homenagear uma pessoa que tem um serviço prestado em Simões Filho e na Bahia”.
As Obras Sociais Irmã Dulce foi fundada em 1959 há exatamente 60 anos, e tem como missão amar e servir aos mais necessitados, sendo uma das mais importantes instituições no Brasil no atendimento a pessoas carentes, que não possuem plano de saúde e que não têm condições de pagar um atendimento particular.
Diariamente a OSID atende mais de 2000 pessoas por dia, somente no seu ambulatório. Com 954 leitos, além do atendimento na saúde, no hospital e no ambulatório, a instituição possui núcleos de atendimento, praticamente todos na saúde e com atendimentos aos idosos, pessoas com deficiência, pacientes alcoolistas e moradores de rua.
Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, funciona o 21º núcleo: o Centro Educacional Santo Antônio (CESA). A unidade atende, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município, 787 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo ensino em tempo integral do primeiro ao nono ano (Ensino Fundamental I e II), além de acesso à arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. O local conta ainda com uma unidade de sustentabilidade, o Centro de Panificação, responsável pela produção e comercialização de variados tipos de pães, panetones e outros produtos.
Números:
- A OSID abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país;
- 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais são realizados por ano na Bahia;
- 2 mil pessoas são atendidas diariamente na sede das Obras, em Salvador;
- 954 leitos hospitalares no complexo da entidade;
- 18 mil internamentos e 12 mil cirurgias realizadas anualmente em Salvador;
- Mais de 11,5 mil pessoas atendidas por mês para tratamento do câncer;
- 150 bebês com microcefalia são acompanhados hoje na OSID;
- 1,7 milhão de refeições são servidas por ano para pacientes;
- 750 crianças e adolescentes são atendidos no Centro Educacional da instituição;
- Mais de 4 mil profissionais atuam na organização, sendo mais de 2 mil
Canonização
Irmã Dulce no último domingo, 13/10, entrou no panteão dos mais de 8 mil santos da Igreja Católica. A Santa Dulce dos Pobres é a primeira santa nascida no Brasil. Na cerimônia estiveram presentes a irmã de Dulce, Ana Maria Lopes Pontes, e sua sobrinha, Maria Rita Lopes Pontes, que é a atual superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid).