O presidente da Comissão de Finanças, na Câmara Municipal, vereador Erivaldo Canjirana (PSL), comemorou a abertura oficial dos trabalhos para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), do município de Simões Filho. O parlamentar esteve presente no ato realizado na sede da Prefeitura, na quarta-feira, 04/11. O PMSB será realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Na Casa Legislativa, a indicação para a elaboração do Plano de Saneamento Básico do município de Simões Filho é do vereador Canjirana. No uso de suas atribuições, por meio da indicação de nº 100/2019, protocolada no mês de junho deste ano, o edil em sua justificativa, destacou que “nosso município de Simões Filho carece de estrutura sanitária e o reflexo disso está nos bairros mais carentes”.
Com a abertura oficial dos trabalhos de elaboração do PMSB, o prefeito Dinha Tolentino, atende a Lei Federal nº 11.445/07, que se considera saneamento básico o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e cumpre o grande desafio em benefício da população simõesfilhense, e, sobretudo, a proteção dos recursos ambientais.

De acordo com Canjirana, “muitos bairros de Simões Filho, ainda sofrem com gambiarras sanitárias, muitas delas, desenvolvidas pelos próprios moradores, como meio de intervenção”, e neste sentido, o “momento é de total felicidade de ver uma importante indicação na Casa Legislativa ser coloca em prática, mesmo que atendendo a uma Legislação, todavia, percebe-se o comprometimento e a sensibilidade de um Gestor Municipal que em apenas 2 anos e 10 meses à frente da Prefeitura, se preocupa com um área que é questão de saúde e acima de tudo, um patamar no avanço do município que está localizada na Região Metropolitana de Salvador”.
Com uma postura técnica, o vereador esclarece ainda que o “saneamento básico faz parte da estrutura base de qualquer região, como água e energia”, e sinaliza que “define o decorrer de outros fatores, principalmente a saúde e qualidade de vida, tornando um município saudável”.
Durante a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, audiências públicas deverão ser discutidas com a população e Câmara de vereadores e depois de pronto, o projeto será encaminhado pelo Executivo Municipal à Casa Legislativa, onde será apreciado e, após aprovado pelos edis, o Governo Municipal estará executando o PMSB. Vale lembrar que, o PMSB, prevê o cumprimento das normas e como fazer os investimentos de questões diárias como enchentes e esgotamento sanitário nos mais diversos bairros simõesfilhenses.